A Câmara Municipal de Porto Alegre protocolou, nesta quinta-feira (18), um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a CIEE Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica da cidade.
O pedido acontece em meio a temporais que atingem o Rio Grande do Sul. Apenas na capital, segundo a concessionária, mais de 124 mil pessoas ainda estão sem luz.
A CPI deve apurar o cumprimento do cronograma de manutenção da rede elétrica, o estado real estrutural do sistema elétrico de distribuição e fornecimento de energia e o relacionamento da concessionária com seus clientes.
Além disso, estarão na mira da CPI o planejamento e a execução do plano de pronta resposta da empresa para religamento do sistema após as chuvas e a composição do quadro de funcionários diretos e contratados da concessionária.
O pedido pela CPI para investigar a CIEEE Equatorial foi protocolado pela vereadora Cláudia Araújo (PSD-RS) e será analisado após o fim do recesso parlamentar, a partir de 1º de fevereiro.
Questionada pela CNN sobre a CPI, a CEEE Equatorial respondeu que “já restabeleceu o fornecimento de energia para 80,06% dos clientes afetados pelos temporais da terça-feira” e não fez menção ao pedido para instalação da comissão.
Veja abaixo quais vereadores assinaram o pedido de abertura da CPI, segundo a Câmara Municipal de Porto Alegre:
- Pablo Melo (MDB)
- Alvoni Medina (Republicanos)
- Cassiá Carpes (PP)
- Cláudio Janta (Solidariedade)
- Fernanda Barth (PL)
- José Freitas (Republicanos)
- João Bosco Vaz (PDT), Airto Ferronato (PSB)
- Comandante Nádia (PP)
- Cláudio Conceição (União)
- Giovane Byl (PRD), Karen Santos (PSOL)
- Eng.º Comassetto (PT), Prof. Alex Fraga (PSOL)
- Giovani Culau (PCdoB), Pedro Ruas (PSOL)
- Hamilton Sossmeier (PRD), Roberto Robaina (PSOL)
- Jonas Reis (PT)
- Adeli Sell (PT)
- Aldacir Oliboni (PT)
- Idenir Cecchim (MDB)
- Márcio Bins Ely (PDT)
*Sob supervisão de Nathan Lopes, da CNN, em Brasília
Compartilhe: