sexta-feira, agosto 16, 2024
InícioPolíticaPDT entrou com ação contra “papel moderador“ de militares porque havia ameaça...

PDT entrou com ação contra “papel moderador“ de militares porque havia ameaça no governo Bolsonaro, diz Lupi à CNN

O presidente licenciado do PDT, Calos Lupi, ministro da Previdência, considerou como “fundamental” a ação de autoria do partido que começou a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (29), para determinar que a Constituição não possibilite uma “intervenção militar constitucional”.

Lupi afirmou esperar que a ação seja aprovada com unanimidade. A corte formou maioria na última segunda-feira (1°) para seguir o entendimento do relator, Luiz Fux, estabelecendo que a Constituição não permite intervenção militar.

O placar está em 7 a 0 a favor do voto de Fux. Até agora, acompanharam o relator os ministros Luís Roberto Barroso, Flávio Dino, André Mendonça, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin.

Em entrevista à CNN, o ministro ressaltou que o PDT entrou com a ação no Supremo com o objetivo de “lutar pelas garantias constitucionais”, uma vez que, segundo ele, existiam “ameaças todos os dias com o governo Bolsonaro, de intervenção, de desobediência às regras estabelecidas”.

A ideia é promover “proteção ao órgão garantidor da Constituição que é o STF”, disse o ministro.

Para Lupi, “não é papel dos militares” se envolver com o processo político-eleitoral, de forma que, caso seja de interesse individual iniciar na vida política, o militar deve largar sua carreira e “disputar o voto da população, que é um direito que qualquer cidadão tem”.

Ele ressalta ainda que a regulamentação de qualquer possibilidade de as Forças Armadas intervirem no processo de democracia é “fundamental, educativo e garantidor” da Constituição.

A CNN entrou em contato com a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as falas de Lupi envolvendo o governo anterior e aguarda retorno.

*Sob supervisão de Marcelo Freire

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui