sábado, novembro 23, 2024
InícioGeralPCC atua no poder público de pelo menos 16 municípios de SP

PCC atua no poder público de pelo menos 16 municípios de SP

Por meio da Operação Munditia, deflagrada nesta terça-feira, 16, pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) descobriu que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está inserido na administração de contratos milionários ou em cargos com o poder público de 16 cidades do Estado de São Paulo.

Como noticiou Oeste, a quadrilha contava com o apoio de agentes públicos, incluindo vereadores, e operava através de empresas fictícias. Essas companhias manipulavam a concorrência para ganhar contratos de terceirização de mão de obra em prefeituras e Câmaras Municipais. Os contratos fraudulentos firmados com os órgãos públicos nos últimos anos ultrapassaram os R$ 200 milhões.

DINHERO PCC
Dinheiro apreendido pela PM durante operação contra PCC, prefeituras e câmaras | Foto: Divulgação/MPSP

Cidades que sofreram atuação direta do PCC

A operação ocorreu em 12 cidades: Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri e Itatiba. A investigação suspeita que a atuação do PCC ocorra ainda em outras três cidades: Campinas, Cananeia e Iguape.

Até agora, a operação já cumpriu 13 mandados de prisão. A Polícia Militar já conseguiu deter os vereadores Flávio Batista de Souza (Ferraz de Vasconcelos), Luiz Carlos Alves Dias (Santa Isabel) e Ricardo Queixão (Cubatão). O MP chegou aos funcionários públicos e vereadores paulistas depois de interceptações telefônicas revelarem a atuação deles com os criminosos do PCC. 

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui