O site gringo Bussiness Insider teve acesso a um e-mail de um funcionário da Tesla que foi obrigado a ficar em casa pelos próximos dias. A folga forçada começou nesta terça-feira (3) e vai até a próxima quinta-feira (5). Ele só voltará ao serviço na sexta-feira (6).
O homem em questão, que não teve a identidade revelada, faz parte da linha de produção do Cybertruck, a caminhonete de visual moderno e quase indestrutível da marca. Ele não foi o único a receber a mensagem. Todos os funcionários que montam o veículo tiveram de ficar em suas casas.
A Tesla não se manifestou oficialmente sobre a questão. Essa pausa forçada, no entanto, indica que a empresa de Elon Musk estaria enfrentando problemas com um de seus carros-chefe.
O Insider conseguiu conversar com outras pessoas envolvidas no assunto e todas elas disseram que seus horários têm sido inconsistentes desde outubro.
Por que a Tesla paralisou a produção do Cybertruck?
- Apesar de a empresa não ter se manifestado oficialmente, podemos tentar explicar esse movimento com alguns números;
- A picape da Tesla foi um fenômeno midiático desde o seu anúncio, em 2019;
- Foram mais de 250 mil pré-encomendas em menos de uma semana, batendo a marca de duas milhões de reservas meses depois;
- O problema é que essa quantidade grande de interessados não se sustentou;
- Primeiro porque o carro demorou muito para sair: a previsão era 2021, mas ele só foi entregue em novembro de 2023;
- Isso nos Estados Unidos – a demora foi ainda maior em outros países;
- Além disso, o valor ficou bem acima do prometido por Musk;
- Ele chegou a dizer que a versão de entrada custaria algo em torno de US$ 40 mil (R$ 241,78 mil, na conversão direta);
- Na verdade, esse valor ficou na casa dos US$ 100 mil (R$ 604,46 mil), ou seja, mais que o dobro;
- Esses dois pontos fizeram com que muitos desistissem do veículo.
Ainda no topo, mas…
Vale destacar que, mesmo com as desistências, o Cybertruck ainda é a picape elétrica mais vendida nos EUA. O desempenho, contudo, ficou abaixo das expectativas iniciais.
A folga forçada dos funcionários ajuda a colaborar com a tese de que as vendas baixas estão incomodando a companhia de Elon Musk.
As empresas, frequentemente, pausam as linhas de produção por alguns dias, ou semanas, se a montagem estiver indo mais rápido do que as entregas, para não ter muito estoque pesando no balanço.
A Tesla, aliás, vem amargando alguns resultados negativos neste ano, como lembra o Electrek. Atualmente, a empresa é uma das poucas produtoras de veículos elétricos que vendeu menos carros até agora do que em 2023.
Isso num momento em que as vendas de EVs aumentaram significativamente, enquanto a Tesla caiu no primeiro semestre.
Esse resultado levou a gigante a reduzir o preço de seu leasing, prometer mais benefícios no financiamento, além de começar a alugar alguns Cybertrucks.
A Tesla pode estar sentindo o golpe dos elétricos chineses.