O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira, 18, levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Natal. O material apresenta vantagem de Paulinho Freire (União Brasil) sobre Natália Bonavides (PT).
A vantagem de Freire se dá em três diferentes cenários mapeados. Na chamada pesquisa espontânea, quando nenhum nome é mencionado ao público, o candidato do União Brasil aparece 38,2%, contra 30,5% da petista. Essa parte se completa com 0,7% de outros nomes citados, 6,8% de nenhum/branco/nulo e 23,8% não sabem/não responderam.
A diferença de Freire sobre Natália é ainda maior na estimulada, momento em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Enquanto ele registra 50,9%, a integrante do PT soma 38,9%. Além disso, 6,2% formam o grupo de brancos e nulos. Enquanto isso, 3,9% não souberam responder ou não quiseram participar do levantamento.
O Paraná Pesquisas também apresentou a “expectativa de vitória” para a prefeitura da capital do Rio Grande do Norte. Ao público, o instituto lançou a seguinte pergunta: “Independentemente de em quem o(a) senhor(a) irá votar, na sua opinião, qual desses candidatos irá vencer as eleições e será o próximo prefeito de Natal: Natália Bonavides – 13 ou Paulinho Freire – 44?”. Mais uma vez, o político do União Brasil aparece à frente, com 56,4% a 32%, além de 11,6% de não sabem/não responderam.
Dados da pesquisa para a Prefeitura de Natal
A fim de mensurar como pensa o eleitor para o segundo turno da Prefeitura de Natal, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 760 eleitores. O trabalho de campo, a saber, ocorreu de 14 a 17 de outubro.
De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 3,6 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Ou seja, Paulinho Freire lidera de forma isolada tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea. Além disso, a empresa alega que o grau de confiança do material é de 95%.
O Paraná Pesquisas informa, por fim, que o levantamento conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O protocolo de acompanhamento nesse sentido é o RN-00006/2024.