sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalPassagem de Rafah volta a ser fechada

Passagem de Rafah volta a ser fechada

A passagem de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, foi fechada novamente nesta quarta-feira, 8, por motivos de segurança. A informação foi passada à diplomacia brasileira.

Dessa forma, a população civil de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, que esperam sair da região, está temporariamente impedida de sair da Faixa de Gaza. Rafah é a única saída viável.

As pessoas que deixariam o enclave palestino nesta quarta-feira, 8, não puderam passar para o Egito, por causa do fechamento da saída de Rafah.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Mais espera em Rafah

Uma lista tem sido organizada nos últimos dias por autoridades locais e países envolvidos no conflito com nomes de pessoas autorizadas a sair de Gaza. Nem mesmo ambulâncias com feridos estavam liberadas a passar.

O Egito havia divulgado os nomes de cerca de 600 estrangeiros, entre alemães, canadenses, americanos, filipinos, romenos e ucranianos, com autorização para atravessar Rafah nesta quarta-feira, 8.

Mesmo fora das listas, brasileiros também foram ao local na expectativa de novidades.

Brasileiros

Havia uma expectativa de que o grupo de brasileiros, com 34 pessoas, pudesse deixar a região nesta quinta-feira, 9. Mas, com o fechamento de Rafah, a saída deve ser atrasada em dois ou três dias.

“Estou na fronteira de novo. Está cheio de gente, a maioria é de estrangeiro, outros egípcios. Ninguém conseguiu entrar, nem sair”, disse a brasileira-palestina Shahed Al Banna, de 18 anos, em entrevista para a CNN.

A passagem havia sido reaberta na terça-feira 7, depois de dois dias fechada.

Rafah fronteira Gaza com EgitoRafah fronteira Gaza com Egito
Grupo de brasileiros aguardam serem liberados para saírem da Faixa de Gaza em Rafah. Embaixada israelense no Brasil disse que Israel não foi responsável pelo fechamento da fronteira com Egito | Foto: Reprodução/ redes sociais

A embaixada de Israel no Brasil disse que tomou conhecimento da nova interrupção, mas que não havia informações sobre os motivos.

A representação israelense destacou que a responsabilidade pelo novo fechamento não é de Israel.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui