Ao menos 50 passageiros se feriram quando um voo da Latam parou no ar e entrou em queda livre nesta segunda-feira (11). Muitos não usavam cintos de segurança e alguns voaram de seus assentos. Dos feridos, 12 foram encaminhados a hospitais, segundo serviços de emergência.
Para quem tem pressa:
- Um voo da Latam entrou em queda livre repentinamente, resultando em pelo menos 50 passageiros feridos, dos quais 12 precisaram de hospitalização. O incidente ocorreu durante um voo de Sydney (Austrália) a Santiago (Chile), com escala em Auckland (Nova Zelândia);
- Passageiros descreveram momentos de terror, com alguns atingindo o teto da cabine devido à falta do uso de cintos de segurança. Relatos incluem marcas de sangue no teto da cabine e um passageiro que sofreu fratura de costela;
- Segundo um passageiro, o piloto informou que houve uma perda temporária da instrumentação. Por ora, não há explicação oficial sobre a causa do problema técnico, que ocorreu numa aeronave Boeing 787 Dreamliner;
- A Latam expressou lamento pelos ferimentos e inconvenientes causados. A empresa cancelou o voo subsequente de Auckland para Santiago e reagendou um novo voo.
O problema técnico ocorreu após cerca de dois terços da duração total do voo, segundo relatos colhidos pela imprensa da Nova Zelândia. O voo com destino a Santiago, no Chile, tinha decolado de Sydney, na Austrália, e pousou em Auckland, na Nova Zelândia – escala já determinada no trajeto.
Susto em voo da Latam
O passageiro Brian Jokat contou, em entrevista à rádio RNZ (via Folha de S. Paulo), que viu “três ou quatro” outros passageiros atingirem o teto da aeronave durante a queda livre – que, segundo ele, “ocorreu numa fração de segundo”. Um desses passageiros quebrou a costela ao cair em cima do descanso de braço do assento, segundo Jokat.
Outra passageira, identificada como Valentina pela reportagem da rádio, disse que o teto da cabine do avião ficou com marcas de sangue. Jokat disse ter questionado o piloto sobre o que tinha acontecido. O piloto explicou que perdeu sua instrumentação por um breve período, segundo o passageiro. Por ora, não há explicação oficial sobre a causa do problema.
A Latam lamentou o “inconveniente e os ferimentos” causados aos passageiros e cancelou o voo com destino a Santiago que sairia de Auckland às 18h40 desta segunda – 2h40 desta terça-feira (12) no horário de Brasília. Um novo voo foi programado para as 20h da terça em Auckland – 4h de quarta (13) em Brasília. A aeronave era um 787 Dreamliner da Boeing.