O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes vai ser marcado por chuvas intensas em vários Estados do Brasil. Além disso, a passagem de uma frente fria pelo oceano pode impactar partes da Região Sul do país.
Os Estados atingidos pelas chuvas serão:
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Mato Grosso do Sul; e
- Bahia.
As precipitações começam nesta quinta-feira, 17. As chuvas com maior intensidade vão atingir algumas áreas de Minas Gerais.
No litoral norte do Espírito Santo, são esperados volumes significativos de chuva, que podem chegar a 100 mm na sexta-feira 18. O sul da Bahia também está sob alerta de chuvas expressivas.
Condições climáticas instáveis
Em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, as condições climáticas instáveis devem se intensificar. Nessas regiões, as chuvas podem chegar acompanhadas de ventos com rajadas de até 100 km/h. Esse fenômeno vai persistir ao longo do feriado, com tendência de redução gradual nos dias seguintes.

Para a Sexta-Feira Santa, o centro-sul de Mato Grosso do Sul deve enfrentar pancadas de chuva com trovoadas. A expectativa é de que as instabilidades diminuam ao longo do feriado.
A frente fria
Em São Paulo, por sua vez, as áreas mais afetadas pelas chuvas devem ser o oeste e o centro-norte do Estado, enquanto o litoral vai receber precipitações mais moderadas.

A passagem de uma frente fria vai afetar, inicialmente, o centro-norte do Rio Grande do Sul e, no fim de semana, o oeste de Santa Catarina e do Paraná. A chegada da massa de ar frio pode favorecer a formação de geada fraca em áreas da Região Sul.