A fala da primeira-dama Janja Lula da Silva, que ofendeu o empresário Elon Musk, causou uma repercussão negativa entre parlamentares da oposição ao governo. A declaração da petista ocorreu no último sábado, 16.
Durante o Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, mais conhecido como “Janjapalooza”, a mulher de Luiz Inácio Lula da Silva usou palavras de baixo calão, em inglês, para se referir a Elon Musk. Disse não ter medo do empresário e, rindo, acrescentou: “Fuck you”.
As declarações da mulher de Lula geraram uma reação instantânea, uma vez que podem ter um impacto negativo direto com as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos — sobretudo pela possibilidade de o dono do Twitter/X, Elon Musk, assumir um cargo de destaque no governo de Donald Trump, recém-eleito presidente dos EUA.
Para a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP), a declaração de Janja coloca o governo brasileiro em uma situação “vexatória” diante de líderes mundiais e destacou riscos diplomáticos.
“A ‘elegante primeira-dama’ xinga um futuro membro do governo americano, podendo causar grande crise diplomática entre os países”, disse. “Iremos cobrar que o ministro das Relações Exteriores esclareça o impacto negativo que essa fala irresponsável causou para o Brasil.”
O deputado Mauricio Marcon (Podemos-RS) afirmou que a fala de Janja “contra o maior gênio da atualidade reflete o que é o governo do seu marido Lula, um governo acéfalo, sem rumo e que só envergonha o povo brasileiro”.
Já Rodrigo Valadares (União-SE) destacou que a primeira-dama só mostrou, “mais uma vez”, que não “compreende a responsabilidade do papel que ocupa”. Também apontou como o “povo brasileiro foi envergonhado” com as declarações.
Para Maurício Neves (PP-SP), trata-se de uma “atitude infeliz e muito deselegante, a qual nos envergonha imensamente”. “Precisamos promover o respeito uns aos outros”, salientou.
“Ataque de Janja a Elon Musk coloca as relações diplomáticas em crise”
Outros parlamentares da Câmara e do Senado analisaram o episódio, definindo como um risco para as relações diplomáticas entre Brasil e EUA. O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) enfatizou que o comportamento de Janja compromete a imagem do Brasil no cenário internacional.
“A falta de liturgia da primeira-dama é alarmante”, analisou. “Palavras têm peso, especialmente quando vêm de alguém que deveria representar o nosso país com seriedade. Atacar Elon Musk, um dos empresários mais influentes do mundo, demonstra um despreparo incompatível com o cargo que ela ocupa. Isso pode ter consequências graves para as relações entre Brasil e Estados Unidos.”
Sanderson (PL-RS) também definiu o episódio como “incompatível” com a postura e o papel desempenhado por uma primeira-dama. “Esse tipo de comportamento prejudica a imagem do Brasil e coloca em risco parcerias estratégicas, especialmente com os EUA. A diplomacia exige seriedade e respeito, algo que parece faltar no atual governo”, acrescentou.