domingo, dezembro 1, 2024
InícioDestaqueParlamentares brasileiros apoiam plano de paz de Zelensky

Parlamentares brasileiros apoiam plano de paz de Zelensky

Parlamentares brasileiros manifestaram apoio ao plano de paz proposto pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que visa a encerrar o conflito com a Rússia. Os deputados e senadores estão na Ucrânia desde esta sexta-feira, 29.

Entre os apoiadores estão os senadores Sergio Moro (União-PR), Magno Malta (PL-ES) e Damares Alves (Republicanos-DF), além do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP). Eles se encontram em Kiev, onde assinaram um documento para endossar a “Fórmula da Paz” de Zelensky.

A visita dos parlamentares brasileiros à Ucrânia é parte da conferência “Ucrânia e os Países da América Latina e do Caribe: Cooperação para o Futuro”. O evento tem o objetivo de aumentar o apoio internacional à Ucrânia e discutir a cooperação futura. O encontro conta com a presença de delegações de congressistas de oito países.

O comunicado assinado por Damares, Malta, Moro e Bilynskyj presta solidariedade ao povo ucraniano em sua “luta justa para restaurar a soberania e a integridade territorial”.

Parlamentares apoiam Zelensky

Zelensky em coletiva de imprensa em Kiev: críticas ao discurso frágil do governo brasileiro | Foto: Reprodução/YouTube
Zelensky em coletiva de imprensa em Kiev | Foto: Reprodução/YouTube

Em suas quatro páginas, o documento aborda o direito à autodefesa da Ucrânia, a cooperação humanitária e a proteção dos direitos humanos, além de condenar a “guerra ilegal” russa e a tentativa de “reavivar o colonialismo”.

Os parlamentares afirmaram que o texto é um símbolo do “desejo comum de fortalecer a segurança, defender a justiça e aprofundar a cooperação”. Eles afirmaram que os princípios estabelecidos na declaração orientarão futuras ações conjuntas na região.

O comunicado faz um apelo para que todos os parlamentares da América Latina e do Caribe apoiem a iniciativa e assinem o documento, para reforçar assim a solidariedade internacional. Os parlamentares brasileiros permanecerão na Ucrânia até este domingo, 1º, para participar de outras reuniões e eventos relacionados ao apoio à Ucrânia.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui