Fotos de jogadores de tênis de mesa norte-coreanos e sul-coreanos posando para uma selfie no pódio fizeram as pessoas comentarem o fato em todo o mundo, com alguns aclamando isso como uma demonstração de rara harmonia entre os vizinhos.
A Coreia do Sul conquistou o bronze e a Coreia do Norte conquistou a prata nas duplas mistas em Paris 2024, e o sul-coreano Lim Jong-hoon comemorou a ocasião sacando um telefone para tirar uma foto. Ocasionalmente, as duas Coreias formaram equipas unificadas para competições esportivas internacionais.
As Olimpíadas de Inverno de 2018, em PyeongChang, apresentaram os dois países marchando como um só na cerimônia de abertura e jogando como uma equipe unificada na competição feminina de hóquei no gelo. Mas ,apesar das propostas de uma equipe unificada para os Jogos de Tóquio 2020, as coisas desmoronaram e as relações esportivas congelaram mais uma vez.
Nas últimas semanas, as tensões na Península Coreana aumentaram devido a milhares de balões carregados de lixo que Pyongyang enviou para a Coreia do Sul, alguns dos quais atingiram o complexo presidencial em Seul.
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul ainda estão tecnicamente em guerra. A Guerra da Coreia terminou em 1953 com um armistício e nenhum tratado de paz foi assinado.
A Olimpíada de Paris já testemunhou algum drama envolvendo uma confusão embaraçosa entre as duas nações. Os organizadores “pediram desculpas profundas” à Coreia do Sul por um “erro humano” que fez com que seus 143 atletas fossem erroneamente apresentados como norte-coreanos na cerimônia de abertura.
O incidente ocorreu na última sexta-feira (26), quando os atletas sul-coreanos participaram do evento em um barco navegando pelo rio Sena.
Tanto os anúncios em francês como em inglês identificaram os sul-coreanos falsamente como sendo da “República Democrática Popular da Coreia”. Esse é o nome incorreto da Coreia do Norte, que é oficialmente conhecida como República Popular Democrática da Coreia. O nome oficial da Coreia do Sul é República da Coreia.