Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, os nomes das embarcações que levaram as delegações dos países chamaram atenção. Os barcos foram batizados com homenagens a personalidades, bebidas alcóolicas, locais históricos, entre outros assuntos.
“BelAmi”, que, em português significa “bom amigo” foi a nau que transportou os 50 atletas do Brasil que participaram do evento.
Cuba Libre, Chardonnay e Cosmopolitan foram algumas bebidas presentes nos nomes das embarcações. Bastilha, prisão de Paris tomada em 1789 durante a Revolução Francesa, também batizou um dos barcos, o “Bateau Bastille”.
Algumas das personalidades francesas homenageadas nos barcos foram: Isabelle Adjani, atriz e cantora, Catherine Deneuve, atriz e produtora, e Jeanne Moreau, cantora e atriz, Pierre Bellon, empresário
“La Flute” (flauta em frânces), “Vedettes de Paris”, “Le Paris”, “Le Martin Pêcheur” (nome de uma ave) foram outros nomes das embarcações ao longo do desfile.
Don Juan II foi o barco da Grécia, que é tradicionalmente a primeira delegação a desfilar em todas as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos.