Uma polêmica agitou a delegação da Nigéria nesta primeira semana da Olimpíada de Paris 2024. A velocista Favour Ofili revelou que não foi inscrita pela Federação de Atletismo da Nigéria (AFN) na tradicional prova dos 100 metros, mesmo tendo atingido o índice olímpico.
Em seu perfil na rede social X, Favour Ofili criticou a AFN e também o Comitê Olímpico da Nigéria (NOC) por não inscrevê-la nos 100m, cuja eliminatória acontece no próximo sábado (3).
“É com grande pesar que acabo de ser informada que não competirei nos 100 metros nestes Jogos Olímpicos. Eu me classifiquei, mas a AFN e o NOC não conseguiram me inscrever. Trabalhei durante quatro anos para ganhar esta oportunidade. Para quê?”, criticou a atleta.
It is with great regret that I have just been told I will not be competing in the 100 meters at this Olympic Games. I qualified, but those with the AFN and NOC failed to enter me. I have worked for 4 years to earn this opportunity. For what? pic.twitter.com/eehuKziNaU
— Favour Ofili (@FavOfili) July 30, 2024
No início deste mês de julho, quando divulgou a lista dos 35 atletas classificados para a Olimpíada de Paris, a AFN colocou Ofili como uma das candidatas a medalha.
Agora, a nigeriana está na expectativa de participar dos 200m. A prova acontece na próxima segunda-feira, 5 de agosto. Ela é a única representante nigeriana na categoria.
“O próximo são os 200m. Espero que eu esteja dentro”, escreveu. A velocista também integra o time da Nigéria no revezamento 4x100m.