sábado, setembro 28, 2024
InícioEsporteParis 2024: dançarinos da cerimônia de abertura cancelam greve

Paris 2024: dançarinos da cerimônia de abertura cancelam greve

Centenas de dançarinos que ameaçaram atrapalhar a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos por causa de salários, cancelaram a greve depois de chegarem a um acordo com a organização dos jogos.

O Sindicato dos Dançarinos disse, nesta quarta-feira (24), que recebeu uma “oferta final” dos organizadores e de seus empregadores, propondo aumentar o pagamento pelos direitos de transmissão para todos.

Na segunda-feira (22), cerca de 220 bailarinos interromperam um ensaio às margens do Rio Sena, em Paris – ao longo do qual deverá decorrer a Cerimónia de Abertura – para protestar contra as desigualdades nas condições salariais e de habitação entre os bailarinos.

Um representante do sindicato disse anteriormente à CNN que a cerimônia estava “em perigo” após um protesto e uma possível greve de mais de 200 dançarinos.

“A cerimônia está em perigo em certo sentido, sim. Mas dependerá da solidariedade porque a greve é uma decisão individual”, disse Lucie Sorin, Delegada do Sindicato dos Dançarinos, anteriormente à CNN.

Ela disse que os dançarinos estavam negociando com o Paris 2024 e seus empregadores para obter salários mais altos e uma quantia em dinheiro para os artistas “mais precários”.

Mas o sindicato disse na quarta-feira que acrescentou que “em acordo com os artistas envolvidos”, decidiu “aceitar esta proposta e suspender o aviso de greve para a cerimónia de sexta-feira, 26 de julho”.

O sindicato disse que o resultado não foi uma vitória total, mas que atendeu a certas demandas, em particular as dos dançarinos em maior risco. A Cerimônia de Abertura deste ano será a primeira realizada em um rio.

Cerca de 104 mil pessoas em arquibancadas ao longo do rio Sena assistirão ao evento, com mais 220 mil em estradas elevadas ao longo de um trecho de seis quilômetros (quase quatro milhas) do rio, de acordo com o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin.

Durante anos, as autoridades francesas gabaram-se de que cerca de 600 mil pessoas compareceriam à Cerimônia de Abertura, mas esse número foi reduzido devido a questões de segurança.

Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui