A apresentação de Lady Gaga na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, na sexta-feira (26), foi gravada cerca de uma hora antes da cerimônia. A informação foi confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) à CNN neste domingo (28).
No comunicado, a entidade explicou a decisão foi tomada em função da previsão de chuva, que caiu sobre a capital francesa durante quase todo o evento. O objetivo era garantir a qualidade da apresentação, que foi gravada ao vivo, e permitir que o máximo possível de pessoas pudessem aproveitar performance.
Confira abaixo a nota na íntegra:
Com a previsão de chuva, queríamos garantir o segmento na majestosa escadaria e gravar a apresentação da sublime Lady Gaga, uma hora antes do início da cerimônia. Nosso objetivo era permitir que o maior número possível de pessoas aproveitasse sua performance e homenagear o repertório da música francesa.
O pronunciamento do COI põe fim a um mistério que perdurava desde sexta-feira. Tudo começou porque o jornalista francês Yannick Le Gal, da emissora France 3 Paris Île-de-France, publicou um vídeo que mostrava que, enquanto a performance de Gaga era transmitida em telões ao longo do Sena, a cantora não estava no local usado como cenário.
O que se acreditava ser um ensaio da apresentação da voz de “Shallow” e “Bad Romance”, feito uma hora antes do início da cerimônia de abertura, era, na verdade, a gravação da performance em que a norte-americana homenageava a cultura do cancan e dos cabarés francês.
Ela cantou “Mon Truc en Plumes”, da cantora e bailarina francesa Zizi Jeanmaire, na praça Barye, às margens do rio Sena. Durante a apresentação, a dona de 13 Grammy Awards foi acompanhada por um corpo de dançarinos que, assim como ela, vestiam roupas pretas criadas em colaboração com a Dior para a cerimônia.