O Boi Garantido promete exaltar suas origens, celebrar a ancestralidade e cantar pela esperança e preservação da Amazônia durante os três dias do Festival de Parintins de 2024. A agremiação folclórica apresentará o tema geral “Segredos do Coração”. Confira abaixo o que esperar de cada uma das apresentações, nas três noites, desta sexta-feira (28), do sábado (29) e domingo (30).
“Hoje, a gente está num processo do festival de aperfeiçoamento artístico, de profissionalização dos nossos espetáculos. Os nossos espetáculos vão para o mundo todo. Então, nós trabalhamos muito para isso”, afirmou Fred Góes, presidente do Garantido.
Sexta-feira (28)
Segundo a Comissão de Artes do Garantido, a primeira noite da agremiação terá como subtema a origem da vida, passando pela Amazônia como o centro da resistência dos negros e povos originários, e todos os mistérios que rodeiam essa resistência, chegando até a Baixa da Xanda, onde o próprio Garantido foi criado pelo mestre Lindolfo Monteverde.
Sábado (29)
A segunda noite promete revelar o segredo da ancestralidade amazônica.
“Uma ancestralidade que, na cidade de Lindolfo Monte Verde, quebra barreiras e dilui as fronteiras entre indígenas, negros e brancos”, destaca a Comissão de Artes do bumbá.
Domingo (30)
E a terceira e última noite é quando o Garantido se inspira no imortal Ailton Krenak, ao apresentar e falar da esperança em um mundo melhor, com base em um futuro ancestral.
“Para nós termos um futuro, nós temos que olhar a nossa ancestralidade, a nossa origem. É por isso que eu digo que o trabalho do Boi Garantido é coerente, porque nós vamos fechar com essa visão de que há esperança para essa Amazônia ser respeitada, fortalecida, reconstruída do ponto de vista simbiótico”, afirmou Hellen Picanço, membro do conselho de Artes da agremiação.