Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do projeto PRACTICE estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (30), para fortalecer a parceria. A ideia é melhorar o diagnóstico e o tratamento de vítimas de acidentes de trânsito e traumas no estado.
O encontro também contou com a participação de profissionais de instituições alemãs, incluindo empresas e hospitais especializados.
Segundo o coordenador da Linha de Trauma da Sesapi, Samuel Martins, a iniciativa conjunta busca não apenas avaliar o cenário dos sinistros de trânsito no Piauí. “Queremos implementar ações que minimizem os acidentes. Com dados precisos e análises detalhadas, as autoridades vão poder identificar os locais mais críticos, com maior incidência de acidentes”, afirma
Para o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Piauí, Telmo Mesquita, com os dados corretos é possível realizar as intervenções específicas, aprimorando o atendimento nos serviços de emergência, sempre sobrecarregados. “Com o avanço dos projetos e uma parceria consolidada entre as instituições envolvidas, será possível reduzir significativamente o número de acidentes e salvar vidas”, diz.