O paratleta piauiense João Pedro, natural do município de Monsenhor Gil, brilhou no cenário esportivo internacional ao conquistar, nesta quarta-feira (09), sua terceira medalha de ouro no Gymnasiade 2025, o maior campeonato mundial escolar, realizado em Zlatibor, na Sérvia.
João Pedro venceu a prova do salto em distância, alcançando a marca de 5,3 metros e subindo mais uma vez ao lugar mais alto do pódio. Antes disso, o jovem já havia conquistado o ouro nas provas dos 100 metros e 400 metros, fechando com 100% de aproveitamento sua participação no evento.
Revelado nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), João Pedro é aluno da Escola Municipal Dr. César Brito, em Monsenhor Gil, iniciou sua trajetória esportiva no projeto Pé de Vento, comandado pelo técnico Jozimar Venção, que acompanhou de perto a evolução do atleta.
“João chega no domingo ao Piauí. Monsenhor Gil está preparando uma recepção especial para ele. O próximo desafio será a etapa regional dos JEPIs, em maio. Também teremos o Meeting Escolar, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no dia 12 de julho. E estamos com grandes expectativas para que ele seja convocado para o Troféu Norte-Nordeste”, destacou o treinador Jozimar.
O atleta é beneficiário do programa Bolsa Atleta Piauí, mantido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), que oferece suporte financeiro para atletas em formação.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, celebrou o resultado e reforçou o compromisso do governo com o desenvolvimento de jovens talentos. “João Pedro é um orgulho para o Piauí. O esporte transforma vidas, abre caminhos e dá oportunidades como essa. O apoio do governo através do Bolsa Atleta tem sido fundamental para que talentos como o dele possam alcançar o mundo.”