O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta quarta-feira, 23, levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Piracicaba (SP). O cenário é de empate técnico entre os dois candidatos que seguem na disputa.
O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) registra 47,8%, contra 42,3% do deputado estadual Helinho Zanatta (PSD). Enquanto isso, 6,4% formam o grupo de nenhum/branco/nulo, além dos 3,6% que não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
O empate técnico entre Negri e Zanatta se dá em razão da margem de erro do material, que é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Ou seja, o tucano poderia ter de 44,3% a 51,3%. Dessa forma, a pontuação do pessedista trafegaria de 38,8% a 45,8%.
O Paraná Pesquisas também apresentou dados referentes aos votos válidos. Nessa parte, o instituto não levou em consideração quem não respondeu ou foi tachado como nenhum/branco/nulo. Para esse cenário, Negri soma 53,1%. Zanatta, por sua vez, fica com 46,9%.
Neste ano, oito políticos se candidataram ao cargo de prefeito de Piracicaba. Negri terminou o primeiro turno na liderança, com 35,78% dos votos válidos. Zanatta ficou na segunda posição, com 26,59%.
Alex Madureira (PL), Professora Bebel (PT), Paulo Campos (Podemos), Luciano Almeida (PP), Edvaldo Brito (Avante) e Vinícius Bena (PCB) foram os outros candidatos.
Dados da pesquisa em Piracicaba
O Paraná Pesquisas entrevistou 800 pessoas em Piracicaba, de 19 a 22 de outubro. Fora a margem de erro, o instituto informa que o grau de confiança do material é de 95%. O código SP-09792/2024 é o registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Piracicaba tem aproximadamente 425 mil habitantes. Conforme a Justiça Eleitoral, o município conta com 314 mil eleitores.