sexta-feira, agosto 16, 2024
InícioPolíticaPara conter bolsonarismo, PT avalia abrir mão de candidatos próprios no Nordeste

Para conter bolsonarismo, PT avalia abrir mão de candidatos próprios no Nordeste

Em uma tentativa de conter o avanço bolsonarista no Nordeste, o PT adotou uma estratégia pragmática e avalia abrir mão de lançar candidatos próprios em capitais para apoiar nomes com mais potencial de vitória, segundo apurou a CNN.

O caso mais emblemático é Salvador, maior colégio eleitoral nordestino e que nesta quarta-feira recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de seu giro pela região.

Depois de meses de impasses, o partido decidiu em dezembro encerrar o debate interno e apoiar o vice-governador Geraldo Jr (MDB) na capital baiana.

A estratégia visa reunir forças para enfrentar o atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), aliado do ex-prefeito ACM Neto e João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania de Bolsonaro.

Em Recife, onde Bolsonaro apresentou o nome do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, o PT negocia com o PSB o apoio à reeleição de João Campos (PSB) e a indicação de seu vice na chapa.

A expectativa na sigla, segundo fontes, é que Campos concorra ao governo em 2026 se vencer o pleito e assim abra para caminho para o PT governar a capital.

Em Fortaleza, o PT adiou a decisão sobre a eleição municipal para fevereiro enquanto espera um entendimento entre os grupos dos irmãos Cid Gomes, que deve ir para o PSB, e Ciro Gomes (PDT).

O desafio do PT no Nordeste

Salvador: apoia o candidato do MDB, Geraldo Reis

Recife: tendência de apoiar reeleição de João Campos

Fortaleza: indefinido (depende de acordo com o PDT e dos irmãos Cid e Ciro Gomes)

Maceió: pode ter candidato próprio ou apoiar nome indicado por Renan Calheiros

São Luís: deve apoiar nome do PSB indicado por Flávio Dino

Aracaju: vai lançar candidato

Natal: deve ter candidato próprio

João Pessoa: deve ter candidato próprio

Teresina: deve ter candidato próprio

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui