A Seleção Brasileira encerrou o calendário de jogos em 2024 com o empate diante do Uruguai por 1 a 1, nessa terça-feira (19), na Fonte Nova, em Salvador. Lucas Paquetá foi acionado aos 40 minutos da segunda etapa e, aos 43 minutos, foi punido com o cartão amarelo após falta em Mathías Oliveira. O jogador foi punido em mais da metade dos jogos que participou do Brasil no ano.
O cartão diante do Uruguai foi o sétimo recebido em 12 jogos com o Brasil. Nesta janela de jogos do Brasil, Paquetá ficou na reserva e foi acionado nas duas partidas. Diante da Venenzuela, na última quinta-feira (14), não recebeu amarelo.
Dois jogadores dividem a posição de segundo mais punido do Brasil: João Gomes (Wolverhampton-ING) e Vini Jr (Real Madrid-ESP) foram punidos com o amarelo três vezes.
Éder Militão (2), Bruno Guimarães (2), Vanderson (2), Gabriel Magalhães, Raphinha, Danilo, Endrick, Yan Couto, Fabrício Bruno e Beraldo também foram punidos ao longo dos 14 jogos do Brasil em 2024.
Paquetá está sendo investigado pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) por má conduta em quatro jogos do West Ham, no Campeonato Inglês, entre 2022 e 2023, nos quais ele teria forçado cartões amarelos para beneficiar apostadores. O jogador nega as acusações.
A Investigação já dura um ano. Contudo, pode até ser banido do futebol caso se comprovem as fraudes. A FA fez mais duas denúncias ao jogador. De acordo com o jornal The Sun, agora por “obstrução à investigação” já que ele se desfez do celular que era analisado pela entidade britânica.
O meia vem defendendo seu clube na Inglaterra e a seleção brasileira enquanto não se comprova sua participação no esquema de apostas. Em 2023, quando o caso veio à tona, o jogador foi cortado da convocação do então técnico Fernando Diniz. Ele retornou a defender o Brasil neste ano, já sob o comando do treinador Dorival Júnior.
- Brasil 3×3 Espanha – Amistoso – recebeu amarelo
- Brasil 1×1 Estados Unidos – Amistoso – não recebeu amarelo
- Brasil 0x0 Costa Rica – Copa América – não recebeu amarelo
- Brasil 4×1 Paraguai – Copa América – recebeu amarelo
- Brasil 1×1 Colômbia – Copa América – não recebeu amarelo
- Brasil 0(2) x (4)x Uruguai – Copa América – recebeu amarelo
- Brasil 1×0 Equador – Eliminatórias – não recebeu amarelo
- Brasil 0x1 Paraguai – Eliminatórias – recebeu amarelo
- Brasil 2×1 Chile – Eliminatórias – recebeu amarelo
- Brasil 1×1 Venezuela – Eliminatórias – não recebeu amarelo
- Brasil 1×1 Uruguai – Eliminatórias – recebeu amarelo