quarta-feira, fevereiro 26, 2025
InícioDestaquePapa Francisco teve 'noite tranquila', apesar do estado crítico, diz Vaticano

Papa Francisco teve ‘noite tranquila’, apesar do estado crítico, diz Vaticano

O Vaticano anunciou que o papa Francisco teve uma noite tranquila nesta quarta-feira, 26. O jesuíta argentino, de 88 anos, está hospitalizado há 13 dias para tratar uma pneumonia dupla.

Ele está internado no Hospital Gemelli, em Roma. O líder espiritual do 1,4 bilhão de católicos descansa e mantém acompanhamento médico rigoroso. A Santa Sé divulgou um breve comunicado. Informou que seu estado de saúde continua estável.

Nesta terça-feira, 25, o Vaticano afirmou que a condição do pontífice seguiu crítica, mas sem piora. Apesar da gravidade do quadro, Francisco realizou algumas atividades durante o dia. Os médicos solicitaram uma tomografia computadorizada de controle para monitorar a evolução da infecção pulmonar. Essa doença pode ser fatal se não for tratada adequadamente.

Uma fonte do Vaticano informou que os resultados desse exame, o terceiro desde o início da internação, em 14 de fevereiro, serão divulgados ao longo desta quarta-feira.

Pontífice possui histórico de problemas médicos

A saúde do papa Francisco gerou apreensão em todo o mundo. Fiéis se reuniram em oração por sua recuperação. Em sua cidade natal, Buenos Aires, e na Praça de São Pedro, cardeais e peregrinos rezaram o terço no dia anterior.

Papa Francisco
O papa Francisco durante a audiência geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, (4/12/2024) | Foto: Reuters/Yara Nardi

Desde 2021, esta foi sua quarta hospitalização e a mais prolongada. O histórico de problemas médicos do pontífice aumentou as preocupações sobre sua capacidade de continuar no cargo. Isso reacendeu debates sobre uma possível renúncia.

Entenda o quadro de saúde do papa Francisco

A pneumonia bilateral, quadro que acomete o papa Francisco, faz com que os alvéolos dos pulmões se encham de líquido ou pus. A doença pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, de acordo com o Departamento de Saúde dos EUA.

Os sintomas podem variar de leves a graves e podem incluir tosse com ou sem muco, febre, calafrios e dificuldade para respirar. Para diagnosticar a pneumonia, o profissional de saúde realizou uma tomografia de tórax no papa.

O tratamento para a doença pode incluir medicamentos antibióticos, antivirais ou antifúngicos, e o pontífice pode levar várias semanas para se recuperar completamente. O papa está internado desde 14 de fevereiro, há 11 dias.

Quando o caso é grave, é necessário ir ao hospital para receber antibióticos por via intravenosa e terapia com oxigênio. Segundo o comunicado do Vaticano, o papa recebeu “antibioticoterapia com cortisona”, o que tornou “o tratamento terapêutico mais complexo”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui