O papa Francisco continua em recuperação na Casa Santa Marta, sua residência oficial no Vaticano. A sala de imprensa da Santa Sé informou que ele foi submetido a exames de sangue na quarta-feira 26, com resultados normais.
Ele apresenta melhoras na respiração, na fala e nas habilidades motoras. A redução da oxigenação de alto fluxo continua durante o dia e começou também à noite.
O papa está se recuperando em casa há seis dias, depois de 38 dias de internação no Hospital Policlinico Gemelli. No momento, permanece em repouso, realiza terapias e mantém “um pouco” de atividade de trabalho, segundo o Vaticano. Ele concelebra a missa diária na capela, mas não recebe visitas.
O sumo pontífice teve uma pneumonia bilateral. A previsão é de que ele prossiga com terapias de reabilitação por pelo menos dois meses, mas sem atividades públicas.
Agenda do papa Francisco segue restrita
Os dias do papa Francisco na Casa Santa Marta têm orações, descanso e revisão de documentação enviada pelos Dicastérios. Ele está acompanhado por sua equipe médica e secretários particulares.
Nesta sexta-feira, 28, Francisco acompanhou à distância a pregação do padre Roberto Pasolini, pregador da Casa Pontifícia, na Sala Paulo VI.
A transmissão do Angelus de domingo ocorrerá normalmente, com o texto escrito da meditação. Não há previsão de aparição pública no momento.
A Igreja Católica já divulgou o calendário das celebrações de Páscoa, mas a participação direta do papa em alguns momentos dependerá de sua recuperação.