O papa Francisco abençoou a bandeira do Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira, 16, no Vaticano. O pontífice se encontrou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que entregou a bandeira do Estado e outros presentes ao religioso.
Durante encontro, Nunes comentou com o papa a tragédia que atinge os gaúchos. No Estado, mais de 450 cidades foram inundadas e mais de 150 pessoas morreram. O prefeito paulistano entregou a bandeira ao pontífice e pediu que ele abençoasse o item.
“Vou encaminhá-la [bandeira] para o Rio Grande do Sul, bem como uma imagem de Nossa Senhora Aparecida”, disse Nunes. “Estamos dando o apoio lá, mas também é preciso da bênção do papa, da parte espiritual, é fundamental.”
O prefeito de São Paulo também pediu que Francisco abençoasse a bandeira do Brasil e uma imagem de São Paulo. O político também presenteou o papa com uma camisa do Palmeiras, autografada pelo jogador Endrick.
Nunes é um dos 20 prefeitos convidados pelo Vaticano para participar do seminário “Da Crise Climática à Resiliência Climática”. Na ocasião, o papa cobrou os líderes mundiais sobre a necessidade de colocar em prática ações necessárias contra o “desmatamento” e o “aumento da poluição”.
Papa Francisco doa R$ 500 mil ao Rio Grande do Sul
Na última quinta-feira, 9, o papa Francisco doou cerca de R$ 500 mil para ajudar os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler.
Francisco também manifestou sua solidariedade aos moradores do Estado durante a Regina Caeli. “Quero assegurar minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, que foram severamente afetadas por grandes inundações”, disse. “Que o Senhor receba os falecidos em seus braços e conforte os familiares e aqueles que tiveram que deixar suas casas.”