Em uma reunião com cerca de cem comediantes, atores e escritores, o papa Francisco disse, nesta sexta-feira, 14, que fazer piadas sobre Deus não é necessariamente um problema.
Entre os convidados, o brasileiro Fábio Porchat participou do debate. Outros grandes nomes, como Jimmy Fallon, Chris Rock, Whoopi Goldberg, Conan O’Brien e Stephen Colbert, também estiveram presentes.
“Claro que podemos também rir de Deus”, disse o papa. “Não é blasfêmia, assim como brincamos e fazemos piadas com as pessoas que amamos. O humor não ofende, humilha nem rebaixa as pessoas de acordo com suas falhas. Quando você consegue arrancar sorrisos de um espectador, você também faz Deus sorrir.”
Depois de seu discurso, a reunião de cerca de 30 minutos acabou, e o pontífice cumprimentou cada participante. Segundo relatos, o papa Francisco estava num clima leve, contando piadas, recebendo presentes e até imitando gestos de palhaços.
Papa ameniza tom de piadas em momento delicado
Entre o fim de maio e o começo de junho, o papa Francisco se envolveu em polêmicas na Itália. Primeiro, afirmou que “há viadagem dentro dos seminário”’. Depois, desculpou-se, mas, na quarta-feira 12, voltou a usar o termo “viadagem”.
Já no dia 30 de maio, o pontífice afirmou que “fofocar é coisa de mulher”. Na reunião desta sexta-feira, 14, há relatos de que ele teria voltado a falar em tom sexista. “Sara era intrometida, como as mulheres, pois espionava o marido para repreendê-lo depois”, teria dito o papa aos comediantes.