O papa Francisco anunciou, nesta segunda-feira, 1º, a canonização de Carlo Acutis, o primeiro santo millennial da Igreja Católica, conhecido como o “influenciador de Deus”.
Os millennials são aqueles que nasceram de 1980 a 1995. O jovem nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, mas passou toda sua vida na Itália.
Ele morreu em 2006, aos 15 anos, por causa de uma leucemia. Conhecido por suas habilidades de informática, o adolecente criava sites para promover a fé cristã.
A Igreja Católica ainda não definiu a data de cerimônia da canonização. De acordo com o site Vatican News, é provável que a celebração ocorra em 2025.
Além de propagar a fé cristã, Carlo Acutis tocava saxofone, jogava futebol, cuidava de animais e filmava curtas-metragens humorísticas.
Milagre atribuído a Carlo Acutis
No fim de maio, o papa Francisco reconheceu um milagre atribuído a Carlo Acutis. Segundo o Vatican News, trata-se de uma cura alcançada por uma jovem conhecida como Valéria.
Natural de Costa Rica e estudante universitária em Florença, na Itália, Valéria caiu de bicicleta em julho de 2022, e entrou em coma irreversível.
A mãe de Valéria teria ido ao túmulo de Carlo Acutis, para clamar pela vida dela. Horas depois, recebeu um telefonema do hospital, que informava da melhora de sua filha.
Mãe do “influenciador de Deus” diz que santidade é possível
Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis, descreveu-o como um “sinal de esperança”, que demonstra que a santidade é possível nos dias de hoje.
“Assim como fiz, você também pode tornar-se santo”, disse ela à CNN. “No entanto, com todos os meio de comunicação e tecnologias, às vezes parece que a santidade é algo do passado. Em vez disso, a santidade também é algo presente neste tempo moderno.”
A mãe do beato ainda revelou que ele comprou um videogame aos 8 anos. Entretanto, limitava o uso a uma hora por semana, para evitar o vício e aos “perigos da internet”.
Desde os 9 anos, Carlo Acutis ajudava os moradores de rua de Milão. Além disso, doava sua mesada aos pobres.