domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticaPantanal vê 'explosão' de queimadas

Pantanal vê ‘explosão’ de queimadas

O número de focos de incêndio no Pantanal, neste mês, é cinco vezes maior do que o registrado em novembro do ano passado. O fogo ameaça unidades de conservação e refúgios de onças-pintadas no Centro-Oeste. 

A resposta da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva à crise das queimadas tem sido alvo de críticas. O próprio governo federal admitiu que a estrutura de combate ao fogo é insuficiente. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O Ministério do Meio Ambiente informou que enviou mais brigadistas e promete reforço de aeronaves para o Pantanal. 

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que foram registrados 1.244 focos em novembro deste ano, ante 201 no mesmo mês do ano passado. 

“Amazonas tem recorde de queimadas”

Em outubro, foram identificados 1.157 focos no bioma, enquanto no ano passado foram registrados 48. 

O presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Angelo Rabelo, disse que o fogo cresce de forma assustadora. 

“Presidente do Ibama admite pressão de ONGs para o governo Lula não extrair petróleo no Amazonas”

“Tivemos fatores, como tempestades de raios, que agravaram o cenário”, observou Rabelo. “Mas a verdade é que temos uma estrutura de combate a incêndios aquém do necessário. O combate a pé, a despeito da força e da coragem dos brigadistas, é humanamente impossível.”

O fogo atingiu o equivalente a quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo

PantanalPantanal
O presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Angelo Rabelo, disse que o fogo cresce de forma assustadora | Foto: Reprodução/Twitter/X

A presidente do Conselho Nacional de Reserva Biosfera do Pantanal, Carolina Joana da Silva, disse que o plano do governo não foi suficiente para diminuir o problema das queimadas. “O governo não fez nenhuma adaptação de políticas públicas para a prevenção”, afirmou.

Uma análise do Instituto Centro de Vida (ICV), organização que atua no Pantanal, mostra que o fogo atingiu áreas importantes. 

Cerca de 68% da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, uma área de 18.254 hectares, já foi consumida. Segundo o governo federal, os incêndios no local foram causados por raios.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui