No Brasil, as próximas duas semanas irão apresentar clima seco e pancadas de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do país até 8 de maio.
Na primeira semana, de 22 a 29 de abril, os dias podem ter grandes acumulados de chuva, com mais de 80 milímetros.
A condição é especial no norte do país, em virtude da combinação do calor e da alta umidade, além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esta última continua a influenciar instabilidades na região, o que provoca as chuvas intensas.
Previsão de chuva na semana de 22 a 29 de abril
Na Região Norte, alguns Estados vão encarar pancadas de chuva no decorrer da última semana de abril. Os acumulados podem ultrapassar 70 mm/dia em áreas do Amazonas, de Roraima, do Pará e do Amapá.
A tempestade pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.
A Região Nordeste, por sua vez, sofre atuação da ZCIT, provocando áreas de forte instabilidade no norte dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, com chuvas superiores a 70 mm/dia.
Já na parte leste da região, de acordo com o Inmet, são previstos acumulados maiores que 60 mm/dia, principalmente em áreas do Sealba, região agrícola que engloba áreas do Sergipe (leste), de Alagoas (leste) e da Bahia (nordeste).
No litoral da Bahia, podem ocorrer pancadas de chuva expressivas e acima de 100 mm/dia, em razão do transporte de umidade do oceano ao continente. Em contrapartida, no interior do baiano, não há previsão de chuva.
Sudeste, Centro-Oeste e Sul: chuva e clima quente
As três regiões apresentam tempo quente e seco, exceto no noroeste de Mato Grosso e no norte do Espírito Santo, locais onde devem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.
No Sul, a semana começa com tempestade em virtude do calor e da alta umidade em áreas do Rio Grande do Sul. Contudo, no decorrer da semana, um sistema frontal sobre o oceano ainda pode provocar chuva intensa sobre áreas gaúchas e Santa Catarina.
O sistema frontal geralmente é composto por uma frente fria, uma frente quente e o centro de baixa pressão na superfície, chamado de ciclone.
Previsão: 30 de abril e 8 de maio
A parte norte do país ainda vai encarar chuva com acumulados maiores que 70 mm/dia em grande parte da região, exceto em áreas do Acre, do Tocantins, além do sul do Pará e de Rondônia, com volumes inferiores a 50 mm/dia.
Da mesma forma, a Região Nordeste, que também pode acumular mais que 70 mm/dia no norte dos Estados do Maranhão, do Piauí, do Ceará e da faixa leste da região. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste
A previsão é de tempo seco e quente em grande parte das duas regiões, exceto no noroeste de Mato Grosso (centro-oeste), no sudeste de São Paulo (sudeste) e no extremo sul de Mato Grosso do Sul (centro-oeste), que deve ocorrer chuva com mais de 60 mm/dia.
A Região Sul também pode superar os 70 mm/dia de água no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná. No restante da região, no entanto, a previsão é de menores acumulados.