O Palmeiras visita o Fortaleza nesta quarta-feira (26), na Arena Castelão, na capital cearense, como o time que atravessa a melhor sequência da Série A do Campeonato Brasileiro. É o único que venceu as últimas cinco partidas, alcançando a vice-liderança da competição, com 23 pontos. Nem o líder Flamengo, que tem 24 pontos, conseguiu isso. Foram quatro vitórias e um empate.
Mas para manter o bom momento, o Verdão vai ter que quebrar um tabu: vencer pela primeira vez na era Abel Ferreira o Fortaleza no Castelão. O último triunfo palmeirense na capital cearense contra o Leão foi em 22 de setembro de 2019, uma vitória de 1 a 0 pelo Brasileirão, gol de Willian Bigode. O técnico era Mano Menezes.
Depois disso foram cinco confrontos, com três vitórias do Fortaleza e dois empates. Os quatro últimos, com duas derrotas e dois empates, com Abel Ferreira comandando a equipe alviverde.
- Fortaleza 1 x 0 Palmeiras – Copa do Brasil – 31/05/2023
- Fortaleza 1 x 0 Palmeiras – Brasileiro – 20/11/2021
O encontro desta noite marca o confronto entre os técnicos de maior longevidade no futebol brasileiro atualmente: Abel está no Verdão desde outubro de 2020, e Vojvoda está no Leão desde maio de 2021.
Em 11º lugar, com 14 pontos, o Fortaleza tem uma partida a menos, contra o Criciúma como visitante, adiada por causa do calendário na Copa do Nordeste, torneio do qual foi campeão.
Após levar 1 a 0 do Bahia, e 5 a 0 do Cuiabá, a equipe conseguiu reencontrar o equilíbrio e venceu o Grêmio em casa, 1 a 0, e empatou na Arena MRV com o Atlético, por 1 a 1.
O Fortaleza terá problemas. O atacante Breno Lopes, autor de um golaço no empate por 1 a 1 contra o Atlético no domingo (23), não vai jogar porque uma cláusula no contrato de empréstimo do clube paulista para o cearense prevê multa altíssima se ele entrar em campo. Outra ausência será o meia Pochettino, suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos.
Outros dois atacantes importantes estão no departamento médico. Marinho se recupera de um estiramento muscular na coxa direita, enquanto Moisés tem o mesmo problema, mas na perna esquerda.
O lateral-direito Dudu e o volante Matheus Rossetto também têm problemas médicos, o primeiro com dores no joelho esquerdo e o segundo com um edema na coxa esquerda. Já o meia Calebe, que tem histórico de lesões, entrou contra o Atlético no segundo tempo, jogou dez minutos e saiu de campo com problema muscular.
Como não dá apenas para ter más notícias, o atacante Lucero, artilheiro do time com 16 gols em 36 partidas em 2024, retorna após cumprir suspensão em BH.
Embalado e no melhor momento da temporada, o Palmeiras surpreende na fase apontada pelo próprio técnico Abel Ferreira como o período de uma reformulação.
Desfalcado de três jogadores convocados para a Copa América (o zagueiro Gustavo Gómez, o volante Richard Ríos e o atacante Endrick), o treinador ainda não pôde contar com o meia Rômulo e o atacante Lázaro nos últimos jogos por conta de lesões musculares.
Além disso, o clube negociou o meia-atacante Luis Guilherme para o West Ham-ING e o zagueiro Luan para o Toluca-MEX.
Mas, embalado pelo atacante Estêvão, a equipe engatou a sequência de cinco vitórias, apresentando um futebol de alto volume ofensivo, especialmente, nos últimos quatro jogos.
“Pensei que a equipe ia sentir mais a falta desses que saíram. Se eu disser que a equipe melhorou, é o que é. Às vezes, pensamos uma coisa, e a equipe melhorou”, disse Abel.
Para o confronto com o Fortaleza, a tendência é o que treinador utilize as melhores peças do momento depois de poupar titulares na vitória sobre o Juventude.
Com isso, é provável que o lateral-esquerdo Piquerez reassuma a posição, assim como o volante Aníbal Moreno e o atacante Rony.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Hércules e Martinez; Yago Pikachu, Lucero e Machuca. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Naves, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael, Estêvão, Raphael Veiga e Gabriel Menino; Rony. Técnico: Abel Ferreira.
- Data e horário: 26 de junho de 2024 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
- Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
- Transmissão: TV Globo e Premiere