No Estadual considerado por muitos como o mais difícil do Brasil, o Palmeiras costuma largar na frente da concorrência na história recente da competição. Neste sábado (9), às 18h (de Brasília), a equipe recebe o Botafogo-SP, na Arena Barueri, para confirmar essa condição. Na última rodada, o time alviverde luta pela liderança geral e ainda para manter números marcantes na primeira fase do Campeonato Paulista.
Existem duas metas importantes para o time de Abel Ferreira. A primeira delas é manter a invencibilidade nesta edição. Foram 11 partidas, com sete vitórias e quatro empates.
Com esse cenário invicto de 2024 assegurado, o Palmeiras parte para a segunda meta.
O time pode garantir a melhor campanha da fase de grupos pela quinta vez em oito edições com o atual formato do Paulistão – disputado a partir de 2017, quando 16 times passaram a ser divididos em quatro grupos com 12 jogos para cada.
Nesse recorte, o atual bicampeão estadual garantiu a melhor trajetória na primeira fase em 2017, 2018, 2022 e 2023. Somando as duas últimas campanhas com a atual, já são 38 partidas invictas na primeira parte do Campeonato Paulista.
No Estadual, assegurar a melhor campanha na fase de grupos dá ao time a condição de decidir todos os jogos eliminatórios como mandante. As quartas de final e semifinais são disputadas em jogo único. Apenas a grande decisão acontece em duas partidas.
Sem novos desfalques, o Palmeiras pode repetir a escalação para o jogo contra o Botafogo-SP. Há, no entanto, uma dúvida em relação aos jogadores titulares pendurados, o meio-campista Zé Rafael e o atacante Endrick.
Se receberem o terceiro cartão amarelo, desfalcam a equipe nas quartas de final, prevista para acontecer no próxima dia 17. O rival do Verdão na segunda fase será a Ponte Preta ou o Água Santa.
Caso Endrick seja poupado, as principais opções são Lázaro, Rony e Caio Paulista.
Comandado também por um português, o time de Paulo Gomes apenas cumpre tabela diante do Palmeiras. A equipe não pode se classificar e nem ser rebaixada nesta edição.
O Pantera é lanterna do grupo D, com 12 pontos. A equipe vem de um empate com o Guarani, na última rodada.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Luan e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos, Zé Rafael e Raphael Veiga; Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Botafogo-SP: Michael; Matheus Costa, Lucas Dias e Bernardo Schappo; Wallison, Matheus Barbosa, Leandro Maciel e Jean Victor; Emerson Negueba, Alex Sandro e Douglas Baggio. Técnico: Paulo Gomes
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Paulista
Data e horário: 8 de março de 2024, às 18h (de Brasília)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Árbitro: João Vitor Gobi
Auxiliares: Leandro Matos Feitosa e Raphael de Albuquerque Lima
Árbitro de vídeo: Vinícius Furlan
Streaming: CazéTV (YouTube) e Paulistão Play.