Com mais de 423 mil novos seguidores em agosto, o Palmeiras ultrapassou o São Paulo e assumiu a 3ª posição no ranking geral dos clubes brasileiros nas redes sociais. O clube alviverde chegou à marca de 22,5 milhões de seguidores, superando os 22,38 milhões do tricolor paulista. O levantamento foi feito pelo IBOPE Repucom.
A pesquisa levou em conta o número de novas inscrições nas cinco principais redes sociais: YouTube, X, TikTok, Instagram e Facebook. Durante o mês de agosto, dos 423 mil novos seguidores conquistados pelo Palmeiras, o TikTok foi a rede que mais cresceu, com 300 mil novos seguidores.
No Instagram, o saldo foi de 102 mil, e no YouTube, 20 mil, apresentando um crescimento de 1,92% em comparação com julho de 2024.
O rival tricolor também cresceu nas redes durante o período e apresentou um saldo de 113 mil novos seguidores, uma alta de 0,51%. No entanto, esse número não foi suficiente para evitar a queda no ranking.
Palmeiras e São Paulo também disputam a terceira colocação no ranking das maiores torcidas do Brasil. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Atlas/Intel, o São Paulo possui 7,6% de preferência, 0,6% a mais do que os 7% do Palmeiras.
No entanto, mesmo com um número menor de torcedores, a gestão de mídias sociais do Palestra conseguiu superar seu rival, mostrando um trabalho bem-sucedido, como analisa Leonardo Cavarge, Diretor Financeiro da World Poker Federation (WPF).
“O sucesso nas redes sociais do Palmeiras reflete a profissionalização da gestão do clube, que é tratada como uma empresa com uma estratégia sólida e de longo prazo. Esse trabalho de gestão tem levado o Palmeiras a viver sua fase mais vitoriosa, redes sociais em constante crescimento, o Allianz Parque sempre lotado e o maior programa de sócio torcedor do Brasil”, analisa Cavarge, especialista em finanças, operações e estratégia de negócios no esporte.
“A audiência formada por torcedores apaixonados cria um engajamento digital forte, o que abre novas oportunidades para o clube expandir sua influência além do futebol. O momento é ideal para o Palmeiras transferir sua autoridade e sucesso no futebol para outras modalidades esportivas, garantindo relevância em diversos setores”, completa Leonardo.
Outro destaque da pesquisa foi o crescimento do Fluminense nas redes. O Time carioca teve o maior crescimento percentual do Brasil em 1 ano nas redes sociais, passando de 7,1 milhões em 2023 para 9,4 milhões neste ano, uma alta de 32,4% no período.
Com a alta, o tricolor carioca alcançou o top 10 clubes mais seguidos do Brasil, já no ranking de maiores torcidas levantado pela Atlas/Intel, ocupa a décima terceira posição, com 2,8% de preferência.