O autor do ataque contra dois israelenses na Embaixada de Israel em Washington gritou “Palestina livre” ao ser preso nesta quarta-feira, 21, depois do crime.
A reação de Elias Rodriguez, de 30 anos, de Chicago, foi gravada, e o vídeo foi postado nas redes sociais.
Os dois funcionários da Embaixada de Israel morreram. O atentado ocorreu na saída de uma cerimônia realizada pelo American Jewish Committee (AJC), o Comitê Judaico Americano, destinada a jovens profissionais e a diplomatas credenciados em Washington. A recepção foi realizada no Museu Judaico, ao lado da Embaixada de Israel, em Washington D.C.
Segundo as autoridades, Elias Rodriguez abordou um grupo de quatro pessoas na calçada e fez os disparos. Yaron Lischinsky, assistente de pesquisa, e Sarah Milgrim, organizadora de missões diplomáticas para Israel, morreram no local.
Autor de ataque em Washington foi preso
Depois do ataque em Washington, Rodriguez entrou no museu gritando “Palestina livre”. Foi, então, contido por seguranças. A chefe da polícia metropolitana, Pamela Smith, informou que o agressor já demonstrava comportamento suspeito antes do ataque, circulando nos arredores do evento.
Segundo o vice-diretor do FBI, Dan Bongino, os indícios iniciais apontam para um ato premeditado e motivado por antissemitismo. A investigação permanece em curso, sob responsabilidade das autoridades federais e locais.