O célebre Palácio de Versalhes, um dos destinos turísticos mais populares da França, foi evacuado nesta quinta-feira, 4, por causa de uma operação de segurança. Autoridades locais comunicaram pelas redes sociais que uma intervenção estava em andamento no local e aconselharam as pessoas a evitarem a região, informou o jornal O Globo, com base em agências internacionais.
“Está em curso uma intervenção no Palácio de Versalhes”, diz o post das autoridades de Yvelines. “As forças de segurança estão no local. Evite a área e siga as instruções das autoridades. Não transmita informações falsas.”
O motivo da ação não foi revelado, mas o acesso ao espaço foi restabelecido aproximadamente uma hora e meia depois do alerta inicial.
A conta oficial do palácio compartilhou a mensagem e reforçou o aviso das autoridades. Em uma segunda postagem, foi explicado que o local havia sido fechado depois de uma denúncia. “Um reconhecimento para verificação está em andamento pelas forças de segurança”, afirmaram as autoridades.
Evacuação e histórico de ameaças
Testemunhas presentes nas proximidades do palácio relataram nas redes sociais que estavam em fila para entrar quando a operação começou. Em dezembro do ano passado, o Palácio de Versalhes também precisou ser evacuado depois da ocorrência de uma ameaça de bomba, o que forçou cerca de 2 mil visitantes a deixarem o local.
Meses antes, em outubro, o monumento foi evacuado sete vezes ao longo de oito dias por causa de diferentes ameaças de explosivos. O histórico de terrorismo na França, com ataques jihadistas que resultaram em inúmeras vítimas, mantém a memória coletiva do país em alerta constante para possíveis ameaças em locais simbólicos.