A Missão Europeia de Ciência e Tecnologia teve sua agenda no Piauí concluída nesta quinta (27). O evento reuniu representantes de sete países europeus para dialogar com instituições piauienses sobre internacionalização da pesquisa, mobilidade acadêmica e inovação. A culminância da missão aconteceu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, com o Painel “Internacionalização: Oportunidades de Cooperação e Mobilidade Científica e Tecnológica”, após uma intensa agenda em Parnaíba e na capital.
A comitiva foi formada por representantes da União Europeia e de países como Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, Hungria, Lituânia e Polônia. Ao longo da semana, os participantes visitaram universidades, centros de pesquisa e ambientes de inovação, além de conhecerem as políticas públicas do estado voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico.
Rebeca Nepomuceno, diretora de Economia Digital e Gestão da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), destacou a importância do evento para conectar o Piauí a redes globais de pesquisa. “A SIA participou ativamente da realização desse importante evento. O Governo do Estado apresentou suas iniciativas e os representantes estrangeiros compartilharam programas de bolsas e possibilidades de cooperação e mobilidade acadêmica. Também foram discutidas oportunidades para inovação e desenvolvimento de startups. Foi um evento extremamente produtivo, que gerou possibilidades de cooperação imediatas, com impactos previstos no médio e longo prazo”, avaliou.
João Xavier, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), ressaltou o protagonismo do estado no cenário científico. “Tivemos a honra de receber, com o apoio do governador Rafael Fonteles, a Comissão da União Europeia para assuntos de ciência, tecnologia e inovação. Foi uma semana intensa, marcada pela colaboração entre pesquisadores e docentes. Estivemos na Uespi e na UFDPar, onde mostramos as iniciativas em andamento. Encerramos esse grande evento na UFPI com um saldo muito positivo”, pontuou.
Dhallys Mota, oficial de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil, explicou os objetivos da iniciativa. “Esta foi uma missão conjunta da União Europeia e de seus Estados-membros, em parceria com a Euraxess e com o DAAD. Buscamos conhecer as oportunidades oferecidas pelas universidades do Piauí e apresentar as possibilidades que trazemos em termos de mobilidade internacional, pesquisa e colaboração em projetos de ciência e tecnologia. Fomos muito bem recebidos em Parnaíba e, depois, em Teresina, com a mesma receptividade. A expectativa é positiva quanto à participação nas chamadas apresentadas durante os encontros”, descreveu.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Piauí (IFPI), José Luís, reforçou o impacto do evento para a comunidade acadêmica. “Esse tipo de encontro envolve não apenas a gestão institucional, mas também os pesquisadores, que passam a ter acesso direto a programas internacionais. É uma oportunidade fundamental para tirar dúvidas, compreender os mecanismos de cooperação e expandir os horizontes da pesquisa piauiense”, afirmou.
Já o professor de matemática, Raifran Raposo, do CEM Robson Parente, destacou o valor formativo da missão. “Além de permitir a interação com outros países, essa iniciativa possibilita conhecer novos pontos de vista, explorar outras culturas, adquirir conhecimento e compartilhar experiências. Isso contribui significativamente para o crescimento acadêmico e pessoal dos participantes”, elogiou.
A Missão Europeia de Ciência e Tecnologia no Piauí foi organizada pela SIA, pela Fapepi e pela UFDPar, com coorganização da União Europeia. Contou com o apoio da UFPI, Universidade Estadual do Piauí (Uespi), IFPI, Embrapa Meio-Norte, Investe Piauí, Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE Parnaíba), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom) e Secretaria de Governo do Estado do Piauí (Segov).