A Islândia mantém o título de país mais seguro do mundo há mais de uma década, segundo o Índice Global da Paz. Com baixos índices de homicídios, terrorismo e conflitos armados, a ilha europeia se destaca pela tranquilidade de seus 394 mil habitantes. O relatório foi realizado em junho de 2023, mas divulgado pelo jornal Valor Econômico neste domingo, 29.
“[Islândia] tem sido o país mais pacífico do mundo todos os anos desde que o índice começou [em 2008]”, informou o relatório do 17º Índice Global de Paz.
Enquanto a Islândia desfruta desse status de segurança, o Brasil figura na 132ª posição entre 163 nações avaliadas. O país está à frente apenas da Venezuela e da Colômbia no ranking de segurança na América do Sul.
O índice considera três indicadores principais, conhecidos como “domínios de paz”:
- conflito doméstico e internacional;
- harmonia ou discórdia dentro da nação; e
- militarização do país.
A ideia é avaliar o envolvimento em conflitos, segurança social, criminalidade, terrorismo e nível de militarização.
Clique na imagem abaixo para ampliar.
Mundo está menos seguro
Em contrapartida, o relatório sinaliza que o mundo apresentou um leve declínio na segurança no último ano. Houve aumento do número de conflitos e guerras internacionais atingindo o maior nível dos últimos 15 anos.
O aumento significativo das mortes relacionadas a conflitos internos, relações com países vizinhos e conflitos externos em diversos países contribuiu para esse cenário, conforme indicado no documento.
Dos dez países mais seguros elencados no relatório, sete estão localizados na Europa.
Confira a lista:
- Islândia;
- Dinamarca;
- Irlanda;
- Nova Zelândia;
- Áustria;
- Singapura;
- Portugal;
- Eslovênia;
- Japão; e
- Suíça.
Em contrapartida, o Afeganistão é apontado como o país mais inseguro do mundo, refletindo um cenário de instabilidade e conflitos. O país asiático voltou a ficar sob controle do grupo terrorista islâmico Talibã desde meados de 2021.