Durante o Investe Piauí Day em Brasília, realizado, nessa terça-feira (5), o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, destacou que o estado já figura como uma grande potência no agronegócio do país e caminha para ser um dos maiores produtores de grãos das Américas. O presidente também ressaltou que já está em implementação no Piauí um dos maiores projetos de produção de Hidrogênio Verde do mundo, na cidade de Parnaíba.
No evento, Victor Hugo de Almeida lembrou que o Piauí é o terceiro maior produtor de energia solar no Brasil e ressaltou como o processo de transição energética que vem acontecendo no estado favorece o desenvolvimento de diversas áreas, como o agronegócio. O gestor mediou o painel Economia Verde e Sustentável, Energia e Agricultura para o Futuro.
Victor Hugo apresentou dados positivos do estado, enfatizando que o Piauí tem trabalhado muito bem o ambiente de negócios de modo a favorecer diversos setores. “De uma forma promissora, ágil, moderna, digital, isso vem sendo priorizado atraindo investimentos importantes”, disse.
Os dados do IBGE, de 2021, mostram que o Piauí tem 1,85 milhão de hectares de grãos plantados e cerca de 5,78 milhões de toneladas produzidas. De acordo com o presidente da Investe Piauí, o que vem acontecendo com relação ao agro posiciona o Piauí como o “caçula” dos grandes produtores de grãos do país e com possibilidades bem concretas de ser um dos principais atores na produção nas Américas.
“Em 2001, o estado produzia 80 mil toneladas de grãos e de lá pra cá pulamos para quase 6 milhões, um crescimento exponencial. Nós temos situações singulares como a cidade de Baixa Grande do Ribeiro, que está entre as 20 maiores do país e a maior hoje em produção do agro no Nordeste, superando grandes cidades com produção de grãos consolidadas”, afirmou.
Victor Hugo reforçou que todos os caminhos trilhados pelo Governo do Estado no ramo de investimentos apontam para a industrialização e a agroindústria e ganham suporte. O painel contou com a participação de Ricardo Faria, CEO da Granja Faria, o espanhol Pedro Vaquer, presidente da Solatio, e Thiago Barral, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME).
O empresário Ricardo Faria, proprietário da GranjaFaria e da Insolo,- hoje a quarta maior produtora de grãos do Brasil e a maior do Matopiba-, ressaltou a importância de se discutir os desafios e as oportunidades do estado como propulsor dos negócios e da economia.
“A Insolo representa cerca de 13% do valor adicionado de produção. E a regra do jogo bem combinado, o programa de infraestrutura do Governo do Estado, em forma de rodovias, no suporte para a transição energética que beneficia o agro, por exemplo, vem sendo cumprido o que ajuda indiscriminadamente o avanço dos negócios”, finaliza.