domingo, novembro 24, 2024
InícioInternacionalPainéis solares portáteis viram febre na Alemanha

Painéis solares portáteis viram febre na Alemanha

Na Alemanha, painéis solares plug-and-play estão revolucionando o mercado de energia doméstica. Pequenos e fáceis de instalar, esses equipamentos podem ser conectados diretamente a uma tomada convencional. Isso proporciona energia solar de forma prática e econômica.

A aposentada Waltraud Berg, moradora de Berlim, expressou sua satisfação com a nova tecnologia. “Fiquei absolutamente emocionada ao saber que algo assim existia, que você pode gerar sua própria energia e ser mais independente”, afirmou, ao jornal norte-americano The New York Times. A alemã instalou vários desses painéis em sua varanda, sozinha.

Além disso, novas leis locais facilitam a adoção dessa tecnologia ao removerem barreiras burocráticas para a instalação. De janeiro a junho de 2024, a Alemanha adicionou 9 Gigawatt (GW) de capacidade fotovoltaica, segundo a Agência Federal de Redes da Alemanha.

Crescimento contínuo da capacidade solar na Alemanha

Klaus Müller, presidente da agência, disse que há “um aumento contínuo nas instalações solares em casas”. Desde o fim de 2023, houve um aumento de 10% na instalação dos painéis. Desse total, dois terços foram instalados em edifícios, o que inclui sistemas de varanda.

A União Europeia (UE) está se esforçando para reduzir a dependência do gás natural russo, com a meta de quadruplicar a energia solar fotovoltaica até 2030. A Alemanha, por sua vez, pretende alcançar 200 GW dessa capacidade.

Boa parte dos painéis vendidos na Alemanha é produzida na China, o que permite preços mais baixos. “Painéis de pequena escala se beneficiaram das mesmas economias de escala que o sistema de fabricação solar da China tem à sua disposição”, disse Nicholas Lua, analista da empresa de inteligência energética Rystad, ao The New York Times.

Incentivo do governo alemão para a instalação de painéis solares 

Desde os anos 2000, o governo alemão incentiva a instalação de painéis solares com pagamentos pela energia enviada à rede nacional. 

No entanto, esse sistema se tornou menos lucrativo ao longo dos anos. Agora, o formato plug-and-play, que converte corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) para uso doméstico, tem ganhado popularidade.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui