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Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências propuseram uma iniciativa ambiciosa para reduzir a emissão de carbono em rodovias: cobri-las com telhados de painéis solares. De acordo com a equipe, a estratégia poderia reduzir cerca de 28% das emissões de CO2 em todo o mundo.
Entenda:
- Pesquisadores chineses propõem que telhados de painéis solares poderiam reduzir cerca de 28% das emissões de CO2 ao redor do mundo;
- A rede de painéis solares geraria eletricidade e protegeria veículos de fenômenos meteorológicos;
- A equipe estima que, para instalar a tecnologia nas rodovias e principais estradas arteriais do mundo, seria preciso usar cerca de 52,3 bilhões de painéis;
- O projeto poderia gerar até 17.578 terawatts-hora (TWh) por ano – e, se instalado também nas estradas do mundo, traria um adicional de 13.570 TWh por ano;
- Apesar de desafios como custo de instalação e manutenção, os pesquisadores destacam a facilidade de aplicar os painéis nas estradas e rodovias.
Como explica Ling Yao, autor principal do estudo publicado na Earth’s Future, uma rede de painéis solares sobre rodovias e outras estradas geraria eletricidade e protegeria os veículos de fenômenos meteorológicos. “Existem alguns programas piloto de telhados fotovoltaicos em rodovias, mas não na escala que imaginamos. [O projeto] poderia gerar 17,58 petawatts-hora (PWh) de eletricidade por ano, equivalente a mais de 60% do consumo total de eletricidade do mundo em 2023.”
Painéis solares poderiam ser instalados em rodovias e estradas arteriais
Yao diz que, para instalar a tecnologia nas rodovias e principais estradas arteriais do mundo, seria preciso usar cerca de 52,3 bilhões de painéis solares. Aplicados apenas às rodovias, os painéis poderiam gerar até 17.578 terawatts-hora (TWh) por ano mundialmente. Instalados também nas principais estradas arteriais, os telhados solares trariam um adicional de 13.570 TWh por ano.
A equipe explica que o custo por megawatt-hora (MWh) e o potencial de energia gerada poderiam variar geograficamente, com a maior parte dos painéis instalados em áreas como o leste da China, o oeste da Europa e a costa leste dos EUA.
A proposta encontraria alguns desafios, como custo de instalação e manutenção. Yao, entretanto, destaca a facilidade de aplicar os painéis em trechos longos e planos de rodovias e estradas. “Colocar isso em andamento é a melhor evidência para fazer alguém acreditar que a ideia é prática.”