segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioEconomiaPaes sanciona lei para instalar Bolsa no Rio

Paes sanciona lei para instalar Bolsa no Rio

O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou nesta quarta-feira, 3, a lei que incentiva a instalação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O projeto visa a criar um possível concorrente para a B3, sediada em São Paulo.

Paes, prefeito do Rio de Janeiro, anunciou a novidade em um vídeo nas redes sociais, em que fez uma brincadeira com os “amigos da Faria Lima”, região paulistana famosa pelo mercado financeiro, informou a Folha de S. Paulo.

O prefeito garante que a iniciativa trará benefícios para cariocas, paulistas e para todo o país. “Fala aí, meu! Atenção, investidores, população do Rio de Janeiro e, em especial, meus amigos da Faria Lima: ela está chegando”, afirmou Paes.

“Aquela que movimenta um setor que só no Rio foi responsável por mais de R$ 1,5 bilhão arrecadados em ISS nos últimos três anos, que vai gerar empregos e negócios, estimular a concorrência e atrair capital. Deem as boas-vindas à Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.”

Em tom irônico, Paes comentou que o lifestyle da cidade está mudando. “Já temos patinete elétrico por aí, cada vez mais gente com copo Stanley, e até uma turma de coletinho já estamos vendo, uns ‘p. cara legal’”, disse, referindo-se ao estilo dos operadores financeiros de São Paulo.

O prefeito, que deve concorrer à reeleição este ano, encerrou o vídeo destacando que o beach tennis no Rio é jogado na “praia de verdade”.

Os vereadores do Rio aprovaram na semana passada a lei que reduz o ISS de 5% para 2% para facilitar a instalação da nova Bolsa de Valores.

O Rio de Janeiro já teve sua própria Bolsa de Valores entre 1820 e 2002, quando foi incorporada pela Bolsa de Valores de São Paulo, hoje conhecida como B3.

Expectativa de operação em 2025

Espera-se que a nova Bolsa comece a operar em 2025, após aprovações do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários. A ATG está desenvolvendo o projeto.

O presidente executivo da ATG afirmou que a estrutura física e digital estará pronta até o final deste ano, com testes previstos para o primeiro semestre de 2025.

A nova Bolsa negociará as mesmas ações da B3, que inclue as blue chips Vale e Petrobras. Brasil e Espanha são os únicos países do G20 com apenas uma Bolsa de Valores.

A nova instituição também pretende atuar nos mercados de derivativos e câmbio, e não descarta uma oferta inicial de ações. “Qualquer projeto grande e sério sonha em um IPO.”

Pracownik afirmou que o objetivo não é tirar mercado da B3, mas aumentar o volume de negociações no Brasil, que ele considera baixo para o potencial econômico do país.

“Concorrência traz eficiência; natural que um monopolista quando confrontado com a concorrência adote medidas para se proteger, manter margem e market share“, declarou.

Ele mencionou que as reuniões com representantes da B3 têm sido positivas. Pracownik também ressaltou que ainda não foi escolhido o nome da nova Bolsa nem o local da sede. “Queremos um lugar que valorize as belezas naturais da cidade”, afirmou.

A ATG foi adquirida pelo Mubadala Capital, braço de gestão de ativos do fundo soberano de Abu Dhabi.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui