A Plataforma Gov.pi Cidadão, principal ferramenta de governo digital do Estado, e outras soluções tecnológicas desenvolvidas pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) foram apresentadas, nesta quinta-feira (21), durante o evento “Pactos Pelo Piauí”, realizado no Centro de Convenções de Teresina.
Liderado pelo governador Rafael Fonteles, o encontro reuniu prefeitos eleitos, gestores e entes políticos do estado, com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as gestões estadual e municipais.
Na ocasião, o presidente da Etipi, Ellen Gera, apresentou a plataforma de governo digital do Piauí, o Gov.pi Cidadão, e outras ferramentas que podem ser implementadas no “Pacto pela Gestão e Tecnologia”. Ellen destacou as boas práticas implementadas pelo governo estadual na área de tecnologia, e sugeriu alternativas que podem ser aplicadas nos municípios piauienses.
O secretário de Estado da Administração, Samuel Pontes, e o secretário de Estado da Inteligência Artificial, André Macedo, também participaram, abordando a modernização na gestão pública e dando ênfase ao papel fundamental que os órgãos desempenham nesse processo de transformação digital, para promover a integração e eficiência nos serviços públicos.
O governador Rafael destacou a importância da tecnologia na gestão pública. “Tecnologia significa isso: melhor serviço, mais ágil, mais rápido e menos custo. Então, a gente apresenta a vocês uma possibilidade de cooperação das prefeituras com o Gov.pi e também das prefeituras com o nosso programa de modernização da gestão pública. Queremos que cada município tenha uma prefeitura digital”, afirmou.
Ellen Gera enfatizou o momento favorável que o estado vive, em termos de modernização tecnológica e integração de sistemas. “O Piauí está num momento mais afortunado para ter o primeiro caso de sucesso no Brasil de integração de todas as políticas públicas por meio de uma única plataforma para facilitar a vida do cidadão. Então, todos os sistemas dos municípios, das prefeituras, podem fazer parte deste grande movimento de modernização. E a gente espera que o Governo do Estado e a Etipi possam contribuir com essa transformação”, destacou o presidente.