sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaPacheco diz que sairá de ‘cabeça erguida’ ao terminar o mandato

Pacheco diz que sairá de ‘cabeça erguida’ ao terminar o mandato

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que terminará o atual mandato em 2026 “de cabeça erguida”. A declaração foi dada em um jantar na residência do ex-governador de São Paulo João Doria, na última segunda-feira, 6.

Pacheco se queixou quanto às ações realizadas dentro do Senado, as quais seriam interpretadas como atos que visam as eleições de 2026. Isso porque o senador já é cotado para ser um dos pré-candidatos nas disputas pelo Governo de Minas Gerais. 

O presidente do Senado teria dito que “todas as ações” seriam “em tese por questões eleitorais” e não “em prol do bem do Brasil”. Nesse sentido, afirmou que deixaria seu cargo “sabendo que fiz as coisas certas”. 

Embora a fala seja interpretada como um possível fim da carreira política do senador, ele não confirmou que não iria concorrer a qualquer outro cargo, seja no Legislativo ou no Executivo. 

“Obviamente, quem disser que não tenha o sonho de governar Minas, sendo mineiro, está mentindo”, acrescentou Pacheco.

Futuro de Rodrigo Pacheco fora do Senado

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse em entrevista à Rádio Itatiaia que Pacheco tem que ser “levado em conta” em qualquer discussão sobre as eleições de 2026 em Minas Gerais.

“Pacheco é, possivelmente, a grande personalidade pública de Minas Gerais hoje no cenário nacional”, afirmou Lula. “Eu acho que ele é uma figura que tem que ser levada em conta em qualquer discussão eleitoral em Minas Gerais.”

Lula
Lula sobre possível candidatura de Pacheco: “Ele é uma figura, ele tem mais um ano de mandato no Senado, depois acho que ele pode querer discutir, e aí nós vamos discutir.” | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também são outros integrantes do Executivo que apoiam a possível candidatura. 

No mês passado, Haddad disse que Pacheco teria sido “crucial” para que as negociações da dívida do Estado de Minas Gerais “avançassem”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui