Um advogado do Ceará reivindica o pagamento de uma recompensa prometida por Pablo Marçal (PRTB), empresário e coach, agora pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
Durante uma entrevista em março, no programa Pânico, da Jovem Pan, Pablo Marçal prometeu dar US$ 1 milhão a quem provasse que ele havia iniciado um processo judicial “contra alguém” por “qualquer coisa”.
Entusiasmado com a oferta, César Crisóstomo, o advogado, descobriu mais de dez processos instaurados por Marçal, incluindo um habeas corpus, e agora exige o cumprimento da promessa — que totaliza mais de R$ 51 milhões. Até o momento, o coach não se pronunciou sobre a demanda.
O desafio proposto por Marçal nega a existência de ações judiciais movida por ele, seja contra pessoas físicas ou jurídicas. Ele alega que sua filosofia de vida e de negócios o afastava de disputas judiciais.
“Acha aí meu CPF e vê se processei alguém por conta de qualquer coisa”, disse o empresário, na ocasião. “Ache um processo, eu processar… Meu amigo, ache um processo. Ache eu processando uma única pessoa.”
🎙️ Surpresa no ar se transforma em ação milionária! Durante entrevista no programa “Pânico” da Jovem Pan, o empresário #PabloMarçal prometeu pagar 1 milhão de dólares a quem encontrasse algum processo movido por ele “contra alguém” por “qualquer coisa”. O #advogado César… pic.twitter.com/OZiv8MEipI
— Migalhas (@PortalMigalhas) May 2, 2024
Como o advogado descobriu os processos
Crisóstomo, ao ouvir a declaração enquanto dirigia seu carro, decidiu investigar e encontrou evidências contrárias às afirmações de Marçal, incluindo ações contra veículos de comunicação e indivíduos, como Marco Vargas e Eurípedes Gomes, ex-presidente do Pros.
Depois de tentativas frustradas de contato direto com Pablo Marçal para a cobrança, o advogado optou pela via judicial: protocolou a ação na 2ª Vara Cível de Barueri, na Grande São Paulo, em 23 de abril.
As implicações jurídicas contra Pablo Marçal
O caso ganha contornos políticos à medida que o PRTB substituiu a pré-candidatura de Padre Kelmon por Marçal para concorrer à prefeitura paulistana nas eleições de 2024.
Pablo Marçal, que tentou a Presidência em 2022 e depois uma vaga de deputado federal, viu sua candidatura ser barrada pela Justiça Eleitoral.