No início do ano a Blizzard declarou que estava avaliando a introdução de partidas 6 contra 6 em Overwatch 2 , retornando assim ao formato original do primeiro capítulo, e agora chegou a confirmação oficial. Na verdade, durante a 14ª temporada o estúdio irá introduzir dois “modos de teste” e irá monitorizar cuidadosamente os resultados, sugerindo uma integração permanente caso a resposta se revele positiva.
O primeiro teste começará uma semana após o início da temporada e será baseado na fórmula “mínimo 1, máximo 3”: cada equipe deverá incluir pelo menos um herói de cada função e não mais que três para a mesma função, ao contrário de Overwatch 1, onde o formato fixo 2-2-2 foi usado.
“Além de experimentar um formato que representa vagamente um compromisso entre fila de função e fila aberta, este teste nos permitirá observar como os heróis, habilidades e atualizações de Overwatch 2 se comportam em um contexto 6v6”, explicou o diretor do jogo Aaron Keller. “Isso nos fornecerá informações valiosas antes de prosseguirmos para novos experimentos com diferentes formatos.”
A segunda prova, porém, acontecerá no meio da temporada e proporá o 6v6 com o clássico formato 2-2-2 do jogo anterior, ou seja, em cada equipe deve haver sempre dois personagens para cada função, mas tudo foi transferido para a fórmula atual do Ovewatch 2, com redução dos efeitos de controle de multidão e alterações feitas nos heróis.
Na Temporada 13 também haverá dois testes para 5v5 para avaliar eventuais melhorias a serem feitas. O primeiro é baseado no formato “Limite 2” , ou seja, com no máximo dois heróis para cada função e tanques com menos saúde. Enquanto “Proclamação” usará a mesma regra, porém o herói que estiver sozinho em seu papel receberá um bônus, ainda a ser revelado.
Segundo Keller, todos esses testes ajudarão a equipe a entender que rumo tomar para o futuro de Overwatch 2 e ele não exclui um cenário em que coexistam 5v5 e 6v6.
“Em um contexto em que um número crescente de homens e mulheres participa ativamente desse modo, a mensagem de que devemos enriquecê-lo é clara e forte”, disse Keller. “O conceito de enriquecimento, por sua vez, acredito que depende do nível de entusiasmo da comunidade”.
“É possível imaginar um futuro onde 5v5 e 6v6 coexistam permanentemente em Overwatch 2? Se você tivesse me perguntado há alguns meses, eu teria dito não. No entanto, ao discutir o futuro de Overwatch 2 e nosso compromisso em criar um jogo que a comunidade deseja, entendemos que os jogadores desejam mais do que uma única experiência: é algo que devemos considerar seriamente em nossa jornada.”