sábado, janeiro 11, 2025
InícioDestaqueOtimismo cresce entre argentinos com Milei na Presidência

Otimismo cresce entre argentinos com Milei na Presidência

Os argentinos estão mais confiantes no futuro econômico sob o governo do presidente Javier Milei. Uma pesquisa da AtlasIntel, realizada em dezembro para a Bloomberg News, revelou que 49% da população acredita em uma melhora na economia nos próximos seis meses. O índice representa um avanço significativo, em relação aos 41% registrados em outubro.

O pessimismo também diminuiu. A parcela que espera piora na situação econômica caiu de 53% para 39% no mesmo período. Apesar disso, apenas 19% dos argentinos classificam a economia como boa atualmente. Esta é a primeira vez que a expectativa positiva supera o pessimismo desde o começo da série histórica da pesquisa.

O apoio a Milei permaneceu estável em 47% em dezembro, segundo o levantamento, que entrevistou 1.842 pessoas entre os dias 27 e 31 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com um nível de confiança de 95%.

Confiança dos consumidores sobe no governo de Milei

A mudança no humor econômico também aparece no comportamento dos consumidores. O número de argentinos que planejam reduzir compras nos próximos meses caiu de 57% em outubro para 43% em dezembro. Esse dado indica um alívio no sentimento de incerteza que dominava o país.

O contexto econômico contribui para essa visão mais otimista. O país saiu da recessão no terceiro trimestre de 2024, a atividade econômica mostrou crescimento e a inflação segue desacelerando.

Outro fator que reforça o cenário positivo é o recente acordo de recompra de US$ 1 bilhão entre o Banco Central e cinco credores internacionais, incluindo bancos de Wall Street. A medida é vista como um sinal de confiança do mercado no governo Milei.

Além disso, o presidente espera maior apoio dos Estados Unidos com a posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro. Esses fatores consolidam uma perspectiva de continuidade no crescimento econômico do país.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui