domingo, fevereiro 23, 2025
InícioDestaqueOsmar Terra culpa Nísia Trindade por dimensão da dengue

Osmar Terra culpa Nísia Trindade por dimensão da dengue

Em entrevista ao Jornal da Oeste desta terça-feira, 14, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, criticou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pela gestão à frente da pasta e pela dimensão da dengue no Brasil.

Na opinião do parlamentar, o recorde brasileiro sobre a doença em 2024, ano em que o país registrou 6,6 milhões de casos e mais de 6 mil mortes, tem relação direta com a falta de ação da ministra.

“A vacina é a solução nesse caso da dengue, e nós tivemos só 1% da população vacinada em 2024”, afirmou Terra. “Então, a ministra não tem mais condições de ocupar o cargo. A saúde pública do Brasil vai mal, tem problema para todo lado, e a ministra é fraca.”

A vacina contra a dengue

Mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue
Mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue | Foto: Wee Hong/Wikimedia Commons

Conforme dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, de 1º de janeiro a 28 de dezembro, houve 6,6 milhões de registros de casos da dengue. Além disso, o país teve outros 652.053 casos prováveis e 6.022 mortes.

O número de óbitos é superior à soma dos sete anos anteriores, ou seja, 2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018 e 2017 juntos. Até o começo de junho, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostraram que o Brasil tinha 80% dos casos de dengue do planeta.

Segundo Osmar Terra, o baixo número de imunizantes contra a doença disponíveis no país é responsabilidade da Saúde. “O ministério poderia ter feito o planejamento”, disse. “É uma endemia que aparece todo verão, então era previsível que ia acontecer, não no tamanho que aconteceu, mas era.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui