Como era amplamente esperado, com a abertura da notas dos usuários, o clássico bombardeio de críticas negativas de Dragon Age: The Veilguard começou no Metacritic, composto por 0s e 1s disparados em rajada. Atualmente a avaliação média dos usuários é de 3,9com o número a oscilar fortemente sob a pressão do que como de costume se apresenta como uma verdadeira batalha.
A avaliação dos usuários no Metacritic contrasta fortemente com a dos usuários que estão jogando no Vapor (no Metacritic você pode revisar sem ter que provar que jogou ou viu uma obra), onde Veilguard atualmente tem quase 7.000 avaliações77% dos quais positivos. Estamos evidentemente diante de uma nova manifestação da guerra cultural que já dura anos, travada com notas.
O tom das críticas negativas é bastante uniforme, pois todas falam basicamente de dois temas: o excesso de inclusão e a traição às tradições da série, muitas vezes misturando-as.
Por exemplo, o usuário RoNeX, que deu ao jogo um “1”, falou em “Desrespeito pelo legado da Bioware”. “Acrescentar que DEI não deveria ter lugar em videogames.” O usuário ZackSebastian escreveu, depois de dar “0” ao jogo, que “A história medíocre, os personagens sem vida e o sistema de combate rudimentar são ofuscados pela ênfase em forçar a ideologia de gênero.” Segundo ele, Dragon Age: The Veilguard sacrificaria a profundidade e o envolvimento para enviar mensagens políticas. Existem centenas de comentários com o mesmo tom, então esses dois serão suficientes como exemplos.