Neste domingo, 21, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que não buscará a reeleição e declarou seu apoio à candidatura de sua vice, Kamala Harris. Biden fez o comunicado através de uma carta publicada no Twitter/X.
Depois do anúncio de Biden, internautas relembraram um episódio da série Os Simpsons, onde Lisa Simpson torna-se a primeira mulher a ocupar a presidência dos EUA.
No episódio, que foi ao ar em 2000, ela veste roupas semelhantes às que Kamala Harris usou na posse de Joe Biden em 2021. Essa cena do seriado, conhecido por suas previsões, parece ter se repetido na vida real.
Lisa Simpson assume a presidência depois do mandato de Donald Trump e se surpreende com os “gastos excessivos” feitos pelo empresário, ouvindo de um secretário que o país está “quebrado”.
Episódio de Os Simpsons mostrou atentado contra Trump
Em outro episódio, que também foi ao ar em 2000, o seriado mostra Trump discursando quando sofre um atentado. Contudo, na série, o Republicano morre e aparece dentro de um caixão. Na obra de ficção, ele está com os olhos fechados, com os braços cruzados sobre a barriga e tem um segurança ao seu lado.
No sábado 13, Donald Trump sofreu uma tentativa de assassinato enquanto discursava na Pensilvânia.
No momento, foi possível ver Trump com um ferimento na orelha enquanto terminava de falar. Imagens mostram ele colocando a mão na orelha e abaixando-se, enquanto seguranças o escoltavam e o retiravam do palco.
Antes de sair do local, Trump ergueu um dos braços com o punho fechado para o público. Ele foi levado até seu veículo para ser atendido por médicos no hospital. O comício foi interrompido.
A desistência de Biden
Biden explicou que decidiu não concorrer à reeleição para focar totalmente em suas obrigações como presidente durante o restante de seu mandato.
“Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país renunciar e me concentrar exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu prazo”, afirmou em sua carta.
Ele também agradeceu à vice-presidente Kamala Harris por sua parceria e aos americanos pela confiança depositada nele.
Em outra publicação no Twitter, Biden demonstrou seu apoio à nomeação de Harris como candidata democrata na disputa deste ano e convocou seus apoiadores. “Democratas, é hora de nos unirmos para derrotar Trump. Vamos fazer isso”, escreveu.