Não é de hoje que Os Simpsons, ao longo de suas inúmeras temporadas e episódios, são famosos por prever acontecimentos do mundo real. Agora, é possível que mais uma previsão se realize, caso Kamala Harris seja confirmada como a candidata do Partido Democrata para as eleições presidenciais dos EUA.
No 17º episódio da 11ª temporada, que foi ao ar em 2000, Lisa Simpson se tornou a primeira mulher presidente dos EUA. Ela é vista com uma roupa semelhante à que Kamala Harris usou na posse de Joe Biden, sugerindo sua ascensão à presidência no futuro.
O episódio também aponta para um antecessor que deixou para trás uma crise orçamental para a Presidente Lisa gerir, sugerindo fortemente que um magnata do imobiliário (Donald Trump) já tinha ocupado o cargo.
Nas redes sociais, muitos usuários logo perceberam os fortes paralelos entre o episódio citado e a realidade que estamos presenciando em 2024. A cor roxa que Lisa usa no episódio é uma semelhança que chamou a atenção, já que Kamala Harris costuma se vestir da mesma forma.
Al Jean, roteirista do programa, também tuitou imagens falando das semelhanças. “A previsão dos Simpsons da qual tenho orgulho de fazer parte”, escreveu ele.
Simpsons já previu a presidência de Trump
- Os Simpsons têm um histórico de fazer referências assustadoramente precisas e satíricas a eventos globais.
- Algumas de suas previsões anteriores incluem a ascensão dos smartwatches, e a presidência de Donald Trump, que exerceu o papel de chefe de estado dos EUA entre 2016 e 2020.
- Outras previsões da série animada foram aquisição da 20th Century Fox pela Disney e o economista finlandês Bengt R Holmstrom ganhando o Prêmio Nobel.
Biden, de 81 anos, anunciou no último domingo (21) que não seria mais o candidato a presidência dos EUA nas eleições desse ano. O anúncio teria resultado de uma pressão crescente para ele desistir, devido a preocupações com sua saúde e idade.
Na sua declaração ao anunciar a notícia, Biden apoiou a vice-presidente Kamala Harris, vista no momento como uma das favoritas a concorrer contra Donald Trump.
Embora permaneça incerto se Harris se tornará realmente a candidata democrata, algo que deve ser decidido pelo seu partido só em agosto, ela já disse que é sua intenção ganhar a nomeação.