Esta geração marcou a chegada de lançamentos de jogos AAA de US$ 70 (no Brasil isso representa R$ 350)à medida que a maioria das editoras aumenta seus preços base para compensar o aumento dos custos de desenvolvimento e a inflação. A mudança tem sido um tanto controversa, e o CEO da Sabre Interactive, Matthew Karch, avalia que não veio para ficar – apesar da equipe se preparar para seu próprio lançamento de US$ 70 com Warhammer 40K: Space Marine 2.
Em uma ampla entrevista ao IGN, Karch falou sobre o aumento dos custos de desenvolvimento e os aumentos associados nos preços dos jogos. O CEO do Sabre acredita que os lançamentos de US$ 70 não são sustentáveis e que as empresas de jogos acabarão encontrando maneiras de reduzir os custos de desenvolvimento em vez de aumentar os preços.
“Acho que à medida que os jogos se tornam mais caros, o título de US$ 70 seguirá o caminho do dodô (pássaro). Eu sim. Só não acho que seja sustentável…
Acredito que o mercado irá migrar para o desenvolvimento, que não é necessariamente de qualidade inferior, mas haverá uma ênfase na tentativa de encontrar formas de reduzir custos”.
Curiosamente, parece que o próprio Karch não quer realmente vender o mencionado Space Marine 2 por um preço de US$ 70. Em vez disso, ele acha que é necessário fazê-lo para garantir que os jogadores não o associem a um lançamento de “má qualidade” – como discutido na conversa do IGN com o CEO do Sabre.
Independentemente de os preços dos jogos de última geração eventualmente caírem, a vantagem do mercado agora é sua grande variedade de preços e modelos de lançamento. Temos produtos como o Xbox Game Pass que oferecem grande valor a um baixo custo mensal, enquanto títulos como Helldivers 2 da Sony podem surgir do nada com um preço acessível.
Só podemos esperar e ver para onde a indústria irá tomar quando os custos de desenvolvimento e os aumentos da inflação ficarem sob controle (se é que isso acontece).