Circulam nas redes sociais vídeos em que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parece estar desorientado na cerimônia de abertura da cúpula do G7, na Itália, nesta quinta-feira, 13.
Um dos momentos registrados mostra Biden se afastando inadvertidamente dos líderes do G7 ao se distrair com um paraquedista. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, foi vista trazendo Biden de volta ao grupo para que ele participasse da foto oficial.
Saiba mais
Outro episódio relatado pelo Washington Times mostra Biden, o último a chegar à cúpula, subindo no palco onde Meloni o esperava. Ele a beijou na cabeça e parecia cheirar seu cabelo.
Um outro vídeo exibe o líder norte-americano aparentemente desorientado ao deixar o palco com outros líderes do G7, incluindo o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
Veja o momento em que a primeira-ministra italiana “resgata” Bode para foto com líderes:
Everyone freaking out about that Biden clip at G7.
I found the full video. The longer clip, in context, is even more horrifying. pic.twitter.com/obFINP7RNE
— Viva Frei (@thevivafrei) June 13, 2024
Notícias recentes sobre o assunto
A idade e a aptidão cognitiva de Biden têm sido alvo de críticas de apoiadores de Trump, que argumentam que episódios como esses desqualificam o atual presidente para o cargo. O Wall Street Journal publicou em 4 de junho uma reportagem no qual detalha momentos em que Biden demonstrou sinais de desconexão em conversas, fechou os olhos e aparentou confusão de memória.
Ao longo de meses, o jornal entrevistou mais de 45 pessoas, incluindo republicanos e democratas que participaram de reuniões com Biden ou foram informados sobre esses encontros, além de funcionários do governo.
Segundo o WSJ, a maioria dos entrevistados que notaram sinais de envelhecimento em Biden pertence ao Partido Republicano, embora alguns democratas também tenham relatado situações semelhantes.